1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

ACTIVIDADES DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

PDF Imprimir Enviar por E-mail

As Bibliotecas do Concelho de Arganil com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares vão comemorar o Dia Nacional da Cultura Cientifica. Este dia foi instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho e divulgar o seu trabalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência. Rómulo de Carvalho foi também poeta com o pseudónimo de António Gedeão autor de poemas como Lágrima de Preta e Pedra Filosofal.

 

Programa
De 23 a 27 de Novembro

Nas Bibliotecas Públicas e Escolares
Distribuição de cartazes alusivos à temática científica

-
Biblioteca Alberto Martins de Carvalho
 Exposição sobre Rómulo de Carvalho / António Gedeão.

- Sala de Adultos e Sala Infantil da Biblioteca Municipal
"Dia Nacional da Cultura cientifica com sugestões de leitura de Rómulo de Carvalho"

- Bibliotecas Escolares
 Montras Temáticas e Actividades Científicas

Dia 24 – 14h30
Laboratório dinamizado pelo Dr. José Saro
Biblioteca da Escola Secundária
José António Videira Saro


Natural de Coimbra, Licenciado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde concluiu o Mestrado em Línguas e Literaturas Clássicas “Viagens e Expansão Ultramarina no séc. XVI", tem-se dedicado ultimamente às Ciências da Informação e Comunicação, nomeadamente à Biblioteconomia, área onde concluiu o Doutoramento na Facultad de Traducción y Documentación da Universidade de Salamanca com o título “A Biblioteca Escola em Portugal”. A incursão por este ramo do saber ficou a dever-se, por um lado, ao seu envolvimento como responsável da Biblioteca Escolar, por outro, às funções que desempenha na Rede de Bibliotecas Escolares como Coordenador Interconcelhio.

Dia 24 – 21h00
Auditório da Biblioteca Municipal
Palestra “ Um Universo cheio de Luz”
Prof. Doutor João Fernandes

Manuel de Morais Barros Fernandes, natural de Arcos de Valdevez, é professor auxiliar do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) desde 1999. Licenciou-se em Física/ Matemática Aplicada (ramo Astronomia) pela Universidade do Porto e é doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris VII. Em 2014, obteve a agregação em Física (ramo Astrofísica) pela Universidade de Coimbra. As suas áreas de investigação são a formação e evolução das estrelas, a física solar e a história da Astronomia em Portugal. Publicou cerca de 80 trabalhos de investigação em revistas internacionais e atas de congressos científicos). Esta paixão pela ciência, pelo método e rigor, leva-o a andar pelas escolas, em sessões de divulgação. “Os miúdos não têm medo de fazer perguntas.

Tenho aprendido muito com eles. E, se conseguir despertar o gosto pela ciência em pelo menos um na plateia, já me dou por muito satisfeito”, assume, com humildade. “Até hoje, só recusei um convite: quando me pediram para participar num debate com um astrólogo”, confessa. “Se acontecesse de novo, iria. Para explicar que a astrologia não passa pelo crivo da ciência.”
Foi ainda o "Single Point of Contact" nacional para o Ano Internacional da Astronomia 2009, por nomeação da União Astronómica Internacional, e recebeu a distinção “Caras de Futuro”, da revista Visão, em 2013. Atualmente, é subdiretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, com o pelouro do Observatório Geofísico e Astronómico, e coordenador do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra. Em 2014-2015, foi também o Coordenador Científico do Ano da Ciência: Alcobaça, na qualidade de subdiretor da FCTUC.

 
Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE