1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

REDE DE BIBLIOTECAS DE ARGANIL COMEMORA O DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

PDF Imprimir Enviar por E-mail

Várias e ricas foram as manifestações pedagógicas e culturais que decorreram nas Bibliotecas do Concelho de Arganil. Um trabalho de parceria entre as Bibliotecas Públicas e as Escolares que proporcionou a alunos, professores e ao público em geral momentos muito interessantes de apreensão de novas perspectivas da Cultura Científica.

Em todas as Bibliotecas Escolares do Concelho realizaram-se exposições de livros científicos e materiais de laboratório, experiências científicas realizadas por alunos e professores. Exposição de cartazes com fotografias do universo nas Bibliotecas Públicas e nas Escolares da E.S.A., E.B.2, Mendes Ferrão e E.B.1 de Coja.

Na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho esteve patente uma exposição sobre Rómulo de Carvalho e na Biblioteca Municipal mostras de livros científicos na Sala de adultos e na sala Infantil. Também os blogues da Biblioteca se debruçaram sobre o mesmo tema publicando textos e sugestões bibliográficas.

Para além de todas estas manifestações há ainda a referir o laboratório “Construir Dunas” que o Dr. José Saro, Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares monitorizou na Biblioteca da Escola Secundária.

UM UNIVERSO CHEIO DE LUZ
No dia 24 à noite no auditório da Biblioteca Municipal, o  Prof. Doutor João Fernandes docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra veio falar sobre "Um Universo Cheio de Luz" a propósito do Dia Nacional da Cultura Científica. O prof. João Fernandes usando uma linguagem científica, mas acessível ao público presente partilhou uma muito interessante viagem pelo universo.
Tendo como tema central a Luz, numa referência ao Ano Internacional da Luz que se comemora este ano, o palestrante demonstrou que é a partir da Luz que tem sido possível conhecer o universo, descobrindo os seus mistérios e adivinhando outros ainda inacessíveis ao conhecimento humano.
Através de curiosidades, mas também de factos históricos e modernos que foi apresentando, deu a conhecer informação muito interessante sobre como se processa a observação dos astros, do Sol às Galáxias mais distantes, passando pelos planetas e pelas outras estrelas.
Uma palestra de alto nível informativo e pedagógico, mas conduzida de modo descontraído que cativou todos os presentes. No final, correspondendo ao interesse do tema abordado, foram colocaram várias questões a que o Prof. João Fernandes respondeu do mesmo modo simples, rigoroso e informal. Foi um gosto ouvi-lo.
A Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis agradeceu ao Palestrante e congratulou-se com mais esta iniciativa.

BIBLIOTECAS ESCOLARES DA EB1 DE COJA E DA EB1 DE POMARES
No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Cientifica, o Pré-escolar e a EB 1 de Coja e de Pomares, com o apoio da Professora Bibliotecária e o SABE, organizaram, nas Bibliotecas Escolares:
- Uma exposição com material de laboratório, devidamente legendado, e um manancial de livros relacionados com a temática das ciências;
- Exploração da biobibliografia de Rómulo de Carvalho e exposição/leitura de poemas, escritos sob o pseudónimo de António Gedeão;
- Realização de experiências em pequenos mini laboratórios criados para o efeito na BE, no decurso das quais foram notórios o entusiasmo e a alegria dos alunos.

BE da EB 2,3 de Coja
Do dia 18 ao dia 24 de novembro, na BE da EB 2,3 de Coja esteve patente um mini laboratório, montado pelas docentes Conceição Assunção e Teresa Brandão, onde as turmas dos 2.º e 3.º ciclos realizaram uma experiência de cromatografia, divertindo-se “a valer”.
Todos os discentes tiveram a oportunidade de contactar com livros ligados à ciência, organizados numa montra temática, com material de laboratório e ficaram a conhecer a biobibliografia de Rómulo de Carvalho (António Gedeão). A Professora Bibliotecária, Profª Arminda Ramos, selecionou poemas do cientista e poeta, que foram expostos no espaço da Biblioteca Escolar e lidos/explorados pelos diferentes discentes.

BE da EB1 de Arganil
No dia 18 de novembro, à tarde, a turma do Curso Profissional de Saúde, acompanhada pelas docentes Carla Rodrigues e Helena Alves, dinamizaram, na Biblioteca Escolar da EB1 de Arganil, um mini laboratório, intitulado “Da ciência à palavra”. As turmas do 4.º ano participaram nas diferentes experiências, divertindo-se imenso.
Do dia 18 ao dia 26, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com livros ligados à ciência, com material de laboratório e ficaram a conhecer a biobibliografia de Rómulo de Carvalho (António Gedeão). A Professora Bibliotecária, Profª Arminda Ramos, selecionou poemas do cientista e poeta, que foram expostos no espaço da Biblioteca Escolar e lidos pelos diferentes alunos.

JARDIM E EB1 DE SARZEDO

O Dia da Cultura Cientifica em Portugal,  assinala-se em 24 de Novembro, desde 1997, dia do nascimento do Professor Doutor Rómulo de Carvalho, cientista e escritor.
O Jardim e a EB de Sarzedo, no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Cientifica, organizaram com o Apoio da Bibliotecária do Agrupamento e do SABE, uma Exposição no átrio da B.E., com um escaparate de livros relacionados com o ensino das ciências, e ainda, uma pequena exposição de objetos de laboratório para realizar as experiências adequadas ao seu ano de escolaridade. Todos os objetos expostos foram devidamente legendados. A exposição foi também enriquecida com cartazes sobre a Bibliografia e Biografia de Rómulo de Carvalho, e com poesias de António Gedeão, umas que lemos, outras que cantámos.
As atividades decorreram com alegria e entusiasmo, sendo de realçar a de dia 20 de Novembro, onde realizámos diversas experiências sobre alguns produtos e reações.
Com esta atividade julgamos ter contribuído para o enriquecimento pessoal do grupo, na área da experimentação e  ter ajudado a incentivar o gosto nesta área.

You need to upgrade your Flash Player

Joomla Gallery


Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE