1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

FÉRIAS DA PÁSCOA NAS BIBLIOTECAS DO CONCELHO

PDF Imprimir Enviar por E-mail

As Bibliotecas Públicas do concelho sendo espaços privilegiados para o desenvolvimento de hábitos de leitura em ambiente informal disponibilizam durante as férias escolares um conjunto de actividades dirigidas a crianças e adolescentes em que a leitura está sempre presente embora em contextos diferentes.

As várias oficinas, os contos e as histórias procuram transmitir novos conhecimentos através de jogos e de muita brincadeira.

O QUE ESTÁ LÁ DENTRO?

Durante as Férias da Páscoa realizou-se na Biblioteca Municipal uma oficina de desenho intitulada “O que está lá dentro?” Esta oficina começava por lançar um desafio às crianças para desenharem o interior do seu corpo, a partir do que sabiam existir lá dentro.

A oficina dinamizada pela Arquitecta Ana Fróis na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja, proporcionou momentos muito divertidos para as crianças que participaram, sendo em simultâneo um bom exemplo de como se aprende brincando.

Foi utilizado papel de cenário para o desenho do corpo e vários materiais para desenhar e pintar os diferentes órgãos do corpo humano.
No final resultaram belos trabalhos em tamanho real que as crianças levaram para casa.

FANTOCHES A BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

A expressão plástica e dramática, a criação e construção de personagens e os momentos de faz de conta são atividades que sempre acontecem na sala Infantil. A espontaneidade das crianças, a imaginação e a criatividade e o gosto pela representação dão origem a peças de teatro, fantoches e espectáculos.

Desta vez, as crianças selecionaram o conto da “Branca de Neve e os sete anões”, desenharam e ilustraram as personagens, criaram fantoches e estudaram os diálogos. No final, apresentaram a peça de fantoches com diversas personagens, muita interação e entusiasmo.

 

JOGOS DE TABULEIRO!

Durante as férias, os jogos de tabuleiro foram uma constante. As crianças e jovens partiram para a descoberta, criaram estratégias, cumpriram objectivos e superaram as provas propostas. Jogos de matemática, com muitos números e operações à mistura; jogos de constituição de palavras e frases em português e inglês; perguntas e respostas de cultura geral, e outros, cujos números nos dão sorte!
Momentos divertidos e de grande emoção!

OS OVOS DA PÁSCOA

A caça aos ovos da Páscoa foi uma grande aventura que decorreu na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho em Coja. Começou pela pesquisa em livros e internet para se perceber como fazer. Depois foi preciso construir uns cestinhos em papel, utilizando materiais reciclados, onde se colocaram os ovos da Páscoa, que depois foram escondidos entre prateleiras de livros.

Para os encontrar e receber de presente, os concorrentes tinham também de encontrar os livros que estavam numa lista que lhes foi entregue. Tarefa muito fácil para quem sabe procurar livros nas estantes…

POEMAS À SOLTA!

As atividades dedicadas à Poesia, às palavras e aos sons ofereceram aos participantes a oportunidade de ouvir poemas de diversos autores: Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Almada Negreiros, Manuel António Pina, Eugénio de Andrade, José Jorge Letria, entre tantos outros, num ambiente descontraído e de fortes emoções. Poemas interpretados por Mário Viegas, João Villaret, Raul Solnado, Zeca Afonso, Carlos Mendes (…) numa abordagem com características e vozes distintas.
Através de diversos suportes da informação: da leitura de livros, audição de CD´s à visualização de vídeos no Youtube, os participantes conheceram novos poemas, divertiram-se com o ritmo e a musicalidade das palavras, interpretaram o sentido das mesmas e partilharam as suas emoções com o grupo presente.

Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE