1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

PRIMEIROS LUGARES NO CONCURSO NACIONAL DOS "LIVROS FALADOS”

PDF Imprimir Enviar por E-mail




Melhor do que receber um primeiro prémio, é receber DOIS primeiros prémios! Foi o que aconteceu no Agrupamento de Escolas de Arganil, onde DUAS turmas saíram vencedoras do 1º LUGAR no Concurso Nacional dos “Livros Falados”, de entre 215 turmas concorrentes e 5400 alunos. Este não é um resultado comum, poderemos mesmo duvidar que já tenha acontecido e provavelmente não voltará a acontecer.

O Plano Nacional de Leitura/PNL, a VISÃO Júnior, a Direção Geral da Saúde/DGS, o Oceanário de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares/RBE convidaram as crianças e os jovens do Pré-escolar, dos 1.º e 2.º Ciclos a participarem em atividades que, através da leitura e da escrita, lhes fossem propícias à descoberta e ao conhecimento dos Oceanos. ‘Livros Falados’ contou com a participação de escolas públicas e privadas, turmas e grupos de alunos de várias turmas e anos, de todo o país.

A coordenação esteve a cargo, no Agrupamento de Escolas de Arganil, das professoras bibliotecárias Eulália Nunes e Arminda Ramos e as atividades propostas tiveram por objetivo desenvolver o treino de competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto e a interpretação, estimular a criatividade e implementar projetos dentro da sala de aula, em articulação com a biblioteca escolar.

No caso da turma do 5.º C, o concurso Livros Falados esteve ao serviço do Projeto LER+MAR, e contou com a colaboração das docentes de Português, Cristina Oliveira e Aurora Figueiredo; de EV/ET, José António Machado e Alice Simões; Ciências Naturais, Maria Idália Henriques; Educação Musical, Susana Fonseca e História e Geografia de Portugal, Paula Caetano.

No que à turma do 4.º A da EB 1 de Arganil diz respeito, o concurso Livros Falados foi aproveitado para trabalhar o Referencial “Aprender com a BE”, sendo o trabalho final o resultado da articulação entre a professora bibliotecária, Arminda Ramos e a professora titular da turma, Eugénia Salgado, com a preciosa colaboração da Técnica de Animação Sociocultural Aurora Martins, do Clube “Girassol”.

No dia 8 de junho, as duas turmas foram ao Oceanário de Lisboa receber, em cerimónia solene, os respetivos prémios, que incluíram uma visita ao Oceanário, um livro para cada aluno e a assinatura da revista Visão Júnior (versão digital) durante 6 meses. O autocarro foi cedido pela Câmara Municipal de Arganil e a sessão solene contou com a presença do coordenador do PNL, da Diretora Regional de Educação de Lisboa, da Coordenadora das Bibliotecas Escolares e do diretor da Revista Visão Júnior.

Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE