1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

ENCONTRO ANUAL - A LEITURA DAS MEMÓRIAS

PDF Imprimir Enviar por E-mail

Realizou-se no dia 25 de Janeiro o Encontro Anual de Utentes das IPSS de Arganil e Secarias (Santa Casa da Misericórdia), Sarzedo (Centro Social e Paroquial); Vila Cova de Alva (Santa Casa da Misericórdia); Folques (Assistência Folquense); Cepos (Centro de Dia da Freguesia) no âmbito do Serviço de Leitura: A Leitura das Memórias que a Biblioteca Municipal desenvolve desde há 12 anos.



Este Serviço de Leitura dirige-se aos Utentes das IPSS, nomeadamente aos mais velhos, mas também a todos os Funcionários, Técnicos, Dirigentes e à Comunidade em geral que dele pretenda usufruir.

Uma vez por mês um técnico da Biblioteca Municipal desloca-se aos Centros e Lares de Dia para dinamizar um encontro em que a leitura e a conversa pretendem transmitir momentos de socialização entre os utentes presentes nas sessões.

Mas este serviço tem ainda outro objectivo primordial que é o de criar um espaço de Leitura nos Centros de Dia e nos Lares. Todos os meses são entregues vários livros e revistas que ficam disponíveis para empréstimo. Na visita seguinte os livros e revistas são substituídos por outros.

Complementando este Serviço de Leitura acontece o Encontro Anual no Auditório da Biblioteca, no qual cada Instituição (Direcção, Técnicos, Auxiliares e Utentes) contribuiu com os seus “talentos” para tornar o Encontro um espaço de partilha de leitura (poesia, contos, testemunhos) mas também cantigas, teatro, música e muita, muita alegria.

No final as Instituições brindaram-se mutuamente com saborosos acepipes que partilharam em alegre confraternização.


O Agrupamento de Escolas de Arganil através da Professora Bibliotecária Coordenadora, Eulália Nunes e das jovens que integram o projecto Ler e Partilhar Prazer a Dobrar com Solidariedade tem trazido a este Encontro uma nota de juventude e graciosidade que nos encanta. Este ano com Inês Pereira, Carolina Ferreira, Joana Tavares, Mélanie Fernandes e Carolina Castanheira houve leitura de textos em prosa e poesia acompanhada por notas musicais.



O Encontro foi enriquecido com a participação do Sr. João Bilha que nos deliciou com contos e poesia. A Prof. Graça Moniz, presença habitual nestes Encontros, não pôde estar presente este ano por razões de saúde mas com a qual sempre contamos.

A Senhora Vereadora da Cultura Paula Dinis fechou o Encontro agradecendo a presença de todos e a colaboração das Instituições envolvidas cuja parceria com a Câmara Municipal / Biblioteca Municipal tem permitido desenvolver níveis mais elevados de literacia em grupos de idade mais avançada.

Queremos ainda deixar uma nota e uma correcção a outra notícia, publicada no Boletim das Bibliotecas Públicas, de Janeiro, onde por lapso não incluímos a participação do Centro Social e Paroquial de Sarzedo nas Comemorações do Aniversário da Biblioteca Municipal, o que gostaríamos de aqui corrigir.


Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE