LEITURAS VOLUNTÁRIAS, À SOLTA EM ARGANIL

para mais informação vá a http://www.voluntariosdaleitura.org/

Atividades realizadas com os Voluntários da Leitura.

LEITURAS VOLUNTÁRIAS, À SOLTA EM ARGANIL!
Este projeto pretende através de diversas ações promover o livro e a leitura de forma lúdica e em ambiente biblioteca. Tendo como objetivo geral sensibilizar a comunidade para a leitura e o prazer de ler, atividades onde confluam a arte e a cultura, o entretenimento e o lazer, move-nos também a vontade de fomentar o espírito de partilha de leituras, livros e autores num ambiente acompanhado de música e conversas. Dirigido a vários públicos pretendemos pôr o enfoque nos adolescentes, jovens adultos e comunidade em geral através de conversas partilhadas, comunidades de leitores, espaços dinâmicos e informais onde os livros e a leitura em voz alta serão o mote das diversas iniciativas. Contamos neste trabalho com a indispensável parceria dos Professores Bibliotecários e o apoio da Coordenadora Interconcelhia, mas fundamentalmente com os voluntários que são neste momento:

Atividades a desenvolver:

– LEITURAS MUSICADAS
Esta ação pretende sensibilizar a comunidade para a literatura, onde convergem a leitura em voz alta, os livros e a música. As sessões serão efetuadas com a colaboração de artistas locais que nas diversas sessões acompanharão a leitura em voz alta com músicas e poemas musicados.

DINAMIZADO POR MARIA DA GRAÇA MONIZ
Foi professora do 1º ciclo do ensino básico entre 1977 e 2012, quando passou à situação de aposentada. Ao longo dos anos exerceu vários cargos como funções de coordenação e de direção nas Escolas onde lecionou e no Agrupamento de Escolas de Arganil. Foi Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Arganil. Fez ainda formação para formadores em Lingua Portuguesa”. Tem participado ativamente em inúmeros cargos como cidadã, desde o de Deputada Municipal e Vereadora (sem pelouro) à Câmara Municipal de Arganil. Foi secretária e membro ativo da Tuna Popular de Arganil da qual é um dos sócios fundadores. Atualmente é secretária e membro ativo do Grupo Folclórico da Região de Arganil. Faz parte do grupo de leitores da Paróquia de Arganil. É membro do Lions Clube de Arganil, sendo no momento a sua Presidente e a nível nacional é Assessora do Ambiente na Governadoria do Lions Clube de Portugal. Faz voluntariado na Loja Social de Arganil e está a desenvolver um projeto de Alfabetização de Idosos, também em regime de voluntariado, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Arganil e com o apadrinhamento do LIONS CLUBE INTERNACIONAL, integrado numa campanha de combate à iliteracia.

Público-alvo
: Jovens/adultos
Data: 4 de Julho das 14h30 às 15h30
Local: Auditório da Biblioteca Municipal

A LEITURA NAS ONDAS DO MAR
Esta atividade desenvolver-se-á na Colónia de Férias que decorrerá na Figueira da Foz de 5 a 13 de Julho. Todos os dias, em hora a combinar, será feito um espaço de leitura, para crianças e adolescentes, entre os 6 e os 14 anos.

As histórias escolhidas são «CONTOS DE FAJÃO» do Padre Nunes Pereira, ilustradas pelo autor e também livros relacionados com o Mar, Rio e Serra, assim como a «Lenda do Rio Mondego».

MANUEL FERNANDES
Professor aposentado tem participado ativamente em projetos de voluntariado em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em França.

Público-alvo: crianças / adolescentes
Data prevista das ações: 5 a 13 de Julho
Local: Figueira da Foz – instalações do antigo seminário

– ESPAÇO JOVEM
É uma atividade para os jovens onde se pretende conciliar a leitura através da expressão dramática, e desta forma proporcionar novas experiências aos jovens. Através das leituras encenadas os próprios jovens poderão fazer pequenas apresentações para outros grupos em foco do projeto. Assim é possível criar uma sinergia entre todos os grupos, o que nos poderá trazer mais e melhores objetivos e conquistas com o voluntariado, não só para os jovens, que acabam por ser colocados “à prova” como para nós que estando no ativo também temos novas experiências.

DINAMIZADO POR ÁUREA VILA NOVA
Licenciada em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra, tem colaborado em várias iniciativas com crianças, nomeadamente em férias escolares. Tem participado em projetos na área do teatro com grupos de jovens onde além de representar, também participou na direção e encenação e muito na criatividade. Participou em atividades promovidas pelo Município de Arganil direcionadas para os jovens na área do teatro.

Público-alvo: Jovens dos 12 aos 18 anos
Data prevista das ações: 9 e 16, 23 e 30 de Julho das 15h00 às 17h00
Local: Auditório da Biblioteca Municipal

– CLUBE LEITURA: “Livros e Leituras”
O clube de leitura pretende ser uma tertúlia, um espaço de conversa sobre livros e partilha de leituras. A primeira conversa e leituras de Julho será orientada em torno de: o Concelho de Arganil ou a Beira Serra nas palavras dos escritores e poetas locais. A segunda terá lugar em Agosto onde se abordará o tema das Viagens e Férias na literatura, ir de Férias com os escritores.

DINAMIZADO POR MICHAEL GONÇALVES
Filho de pais portugueses, nasceu no Canadá, mas com naturalidade portuguesa. Licenciado em comunicação social, estagiou no Jornal de Noticias, tendo recusado o convite para ingressar nos quadros do JN, regressou ao Sarzedo onde se tornou empresário na área da criação dos caprinos. Desde sempre é participante ativo nas associações juvenis, tanto ao nível universitário como na comunidade onde se integra. A escrita tem sido um dos seus desígnios, tendo, para além da colaboração em vários jornais, publicado “Castanheiro dos Portos – uma árvore de interesse público em 2000; “Canto ao Sarzedo” em 2007 em colaboração com outros autores e “Paisagens de Eduardo Macieira” em 2010. Amante da natureza e do seu concelho é um membro ativo na sociedade Arganilense.

Público-alvo: Público em geral
Data prevista das ações: 18 de Julho 21h30/16 de Agosto às 21h30
Local: Esplanada do Café Teatro

A orientação das sessões ficará a cargo dos voluntários de leitura, sempre com o apoio da equipa coordenadora do projeto.