AS INVASÕES FRANCESAS NO TERRITÓRIO ARGANILENSE
As Invasões francesas que decorreram no século XIX deixaram em Portugal um rasto de sofrimento e dor.
Portugal ao recusar aderir ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte contra a Inglaterra em 1806 colocou-se ao lado deste país contra a França.
Em Agosto do ano seguinte, a França apresentou um ultimato a Portugal onde exigia que fosse declarada guerra à Inglaterra sob pena de o país ser invadido. Fiel aos compromissos assumidos, Portugal não cedeu, vindo o seu território a sofrer 3 invasões dos exércitos franceses em 1807, 1809 e 1810.
Destas 3, apenas a de 1810 atingiu o território de Arganil.
Liderada pelo marechal Massena, que era um dos mais conceituados marechais de França, ataca Portugal a partir de Almeida e dirige-se para o centro do país.
No entanto os efeitos da 1ª e 2ª invasão tinham já provocado graves problemas de abastecimento às populações trazendo a fome e a miséria.
A vitória conseguida pelas forças aliadas, Portugal e Inglaterra sob comando do general Wellington, na batalha do Buçaco a 27 de setembro de 1810 foi determinante para a expulsão das tropas invasoras.
Os relatos que nos chegam dão testemunho do grande sofrimento que as invasões infligiram às populações.
O que pretendemos com este trabalho é reunir um conjunto de documentos que testemunham o horror a que as populações foram sujeitas neste período, os locais mais emblemáticos no concelho e as rotas seguidas pelos dois exércitos.
