Biografia
Nasceu em Goa no dia 24 de Julho de 1816. Em 1841 inicia em Coimbra o Curso de Teologia. Em simultâneo frequenta a Faculdade de Direito com o sonho de um dia mais tarde ser professor nessa Faculdade. Em 1851 obtém o grau de Doutor com apenas 35 anos. Parecia que o sonho se iria realizar. Na verdade não foi assim. Caetano Lobo pertencia à alta aristocracia indiana, sendo de origem brâmane. Tudo leva a crer que este facto foi determinante no afastamento de Caetano Lobo como professor na faculdade de Direito.
Caetano Lobo vem então para Arganil no ano de 1856 / 57. Aqui dá forma ao seu sonho de ensinar, não na cátedra, como tinha sonhado, mas junto de uma população esmagadoramente analfabeta, sendo raros os que sabiam ler ou escrever. Caetano Lobo não se ficou pelo ensino das primeiras letras, mas leccionou a muitos dos seus alunos disciplinas como o Francês, Latim, Literatura e Lógica, preparando os alunos para o ensino superior. Mais tarde propõe à Câmara Municipal a construção de uma escola no Paço Pequeno, para que o ensino das letras se faça com maior qualidade.
Outra das suas paixões era a Música. Arganil tinha nessa altura duas Filarmónicas: a Música Nova e a Música Velha, nascidas da primeira Filarmónica criada pelo Padre Vasconcelos Delgado. Divisões várias dentro da Filarmónica dão origem à cisão. Caetano Lobo toma a seu cargo a Filarmónica Música Nova e a ela se dedica de alma e coração.
Entretanto Caetano Lobo foi também advogado de prestígio, acabando por adquirir casa em Arganil mais propriamente na Portelinha, onde viveu com sua família até à sua morte em 29 de Novembro de 1890.