1. Skip to buying metformin in canada we choice Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

Espaço Jovem

PDF Imprimir Enviar por E-mail



08 de Setembro
DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

A UNESCO tem estado na vanguarda dos esforços globais de alfabetização desde 1946, promovendo a visão de um mundo alfabetizado para todos. A aquisição e desenvolvimento das habilidades de http://www.dearbornhills.com/overnight-cialis-delivery alfabetização ao longo da vida são vistas pela UNESCO como parte intrínseca do direito à educação. O "efeito multiplicador" da alfabetização capacita as pessoas, permitindo que elas participem plenamente na sociedade e contribuam para melhorar os meios de subsistência.

A alfabetização também é um motor para o desenvolvimento sustentável, na medida em que permite uma maior participação no mercado de trabalho; Melhoria da saúde e da nutrição infantil e familiar; Reduz a pobreza e expande as oportunidades de vida.

Além do seu conceito convencional como um conjunto de habilidades de leitura, escrita e cálculo, a alfabetização é agora entendida como um meio de identificação, compreensão, interpretação, criação e comunicação num mundo cada vez mais digital e em rápida mudança.

Globalmente, no entanto, pelo menos 758 milhões de jovens e adultos ainda não conseguem ler e escrever e 250 milhões de crianças não conseguem adquirir as habilidades básicas de ctsgraphics.net alfabetização, o que resulta na exclusão destas pessoas da participação plena na sua comunidade e na sociedade.

LITERACIA NUM MUNDO DIGITAL

O Dia Internacional da Alfabetização será celebrado este ano sob o mote “Literacia num mundo digital”, com o objetivo geral de analisar o tipo de habilidades de alfabetização que as pessoas precisam para navegar em sociedades cada vez mais mediadas digitalmente e explorar políticas de alfabetização efetivas e programas que possam aproveitar as oportunidades que o mundo digital oferece.

Adaptado a partir do site da UNESCO

Autor do mês
Todos os meses te daremos a conhecer um novo autor/escritor, apresentando uma breve biografia e bibliografia, se quiseres saber mais dirige-te à nossa biblioteca!


JOSTEIN GAARDER

Escritor norueguês, Jostein Gaarder nasceu em 1952, na cidade de Oslo. Filho do presidente do conselho diretivo de uma escola e de uma professora, também escritora de livros para crianças, estudou na Katredalskole da sua cidade natal. Concluído o ensino secundário, ingressou na Universidade de sunsetfoods.com Oslo, onde estudou Teologia e Línguas Escandinavas.
Casou-se em 1974 e começou então a escrever, colaborando na elaboração de manuais escolares de Filosofia e Teologia. Em 1981 mudou-se para a cidade portuária de Bergen, onde passou a ocupar a posição de professor de Filosofia numa escola secundária.
Em 1986 publicou a sua primeira obra de ficção e em 1991 Jostein Gaarder consagrou-se como escritor a nível internacional com a publicação de O Mundo de Sofia, obra que veio a constituir um enorme sucesso, acabando por ser traduzida para cerca de meia centena de just try! idiomas.
O sucesso da obra permitiu a Gaarder dedicar-se à escrita a tempo inteiro. Em 1997 criou a Fundação Sofia, com o intuito de promover o Ambiente. A fundação atribui anualmente o Prémio Sofia, a indivíduos ou organizações que se tenham destacado na investigação de meios alternativos ao desenvolvimento poluente e insustentável.

   

Adaptado de: Infopedia.pt

Obras do escritor disponíveis na rede de alternative Bibliotecas do Concelho de Arganil:

• O mundo de Sofia : uma aventura na filosofia. 11ª ed. Lisboa : Presença, 1996. 461 p. ISBN 972-23-1949-3
• A vida é breve : carta de Flória Emília a Aurélio Agostinho. 3ª ed. Lisboa : Presença, 2000. 116 p.. ISBN 972-23-2365-2
• Olá! Está aí alguem?. 2ª ed. Lisboa : Presença, 1999. 111 p. ISBN 972-23-2265-6
• Maya : o romance da criação. 1ª ed. Lisboa : Presença, 2001. 358 p. ISBN 972-23-2737-2
• A biblioteca mágica. 3ª ed. Lisboa : Presença, 2005. 164 p. ISBN 972-23-2965-0
• O enigma e o espelho. 1ª ed. Lisboa : Presença, 1997. 134, [1] p. ISBN 972-23-2170-6
• Viagem a um mundo fantástico. 2ª ed. Lisboa : Presença, 2001. 113, [2] p. ISBN 972-23-2640-6
• O mistério de Natal. 1ª ed. Lisboa : Presença, 1997. 214 p.
• O Palácio do príncipe sapo . 1ª ed. Lisboa, 1999. 91 p. ISBN 972-23-2351-2
 

Acede ao Catálogo Concelhio para saber quais as obras do autor que existem na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.


Sabias que...?

Todos os meses uma curiosidade diferente.

 

 

Entre o dia 16 e 22 de Setembro assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade. Por ocasião desta efeméride será apresentada pelo Eurostat um relatório sobre a evolução do mercado automóvel na Europa entre 1990 e 2004. Neste, o Eurostat constatou que os maiores aumentos se registaram na Lituânia (167%), Letónia (142%), Portugal (135%), Polónia (128%) e Grécia (121%).

Em Portugal, em 1990 existiam 258 carros por cada mil habitantes. Passados 14 anos, esse número era de 572.

Para saber mais consulta:
https://www.publico.pt/2006/09/19/sociedade/noticia/portugal-e-um-dos-paises-da-europa-com-mais-automoveis-por-habitante-1270738


Passatempos


Aqui será disponibilizado diariamente um novo sudoku.




Sugestões de sites a visitar

Aqui ficam as nossas sugestões de sites que te poderão dar algumas dicas nos teus estudos e também te podem dar sugestões  para a ocupação dos teus tempos livres.


http://juventude.gov.pt/portal/ipj

O portal do Instituto português da Juventude é uma ferramenta para veicular informação e pretende ser uma referência para jovens portugueses na satisfação das suas necessidades de informação, e ainda como o local de partida na busca de soluções e de respostas para o conjunto de desafios que se colocam às novas gerações.

http://www.mocho.pt/

Portal do ensino das ciências/ cultura científica da responsabilidade do centro de física computacional.

 http://www.forum.pt/

Site dedicado aos alunos do ensino secundário e ensino superior, com informação diversa e possibilidade de participar em fóruns sobre diversos temas, tais como, música, cinema, aventura e lazer, ambiente, etc.

http://www.cienciaviva.pt/

Site da agência nacional para a cultura científica e tecnológica

www.english.pt.vu/

Site organizado por Pedro Dias que inclui exercícios, utilidades, links e curiosidades para a disciplina de inglês. Destinado a professores e alunos.

www.prof2000.pt/users/tcaetano

Página pessoal da professores de português Teresa Caetano, com exercícios, caminhos para outros sites de leitura e português para estrangeiros e jogos.

http://www.aprendereuropa.pt

Direccionado para a Comunidade Educativa – Alunos, Professores, Pais/Encarregados de Educação e Investigadores – o site “Aprender a Europa” disponibiliza um vasto conjunto de conteúdos, procurando suscitar o interesse sobre a União Europeia.

http://www.terra.com.br/curiosidades/

Portal de curiosidades

http://leituras-cruzadas.blogspot.com/

Blog da Biblioteca Municipal de Arganil

http://www.blitz.pt

Pura diversão

 

Sugestões de Leitura

 
 

Queres ler um livro e não sabes qual?
Vê aqui as nossas sugestões de leitura



O TIGRE E O ACROBATA
de Susana Tamaro

Logo que nasceu, o Pequeno Tigre nada mais fez do que mamar. Porém, este tigre não é como os outros. Cheio de curiosidade, não se cansa de fazer perguntas: questiona o mundo à sua volta sem aceitar simplesmente o que lhe dizem. É claro que a sua natureza o leva desde logo a aprender a caçar os outros animais. Contudo, a vida de caçador não o satisfaz completamente e lança-se à aventura, à descoberta do mundo. A viagem leva-o para fora da floresta e do local onde os da sua espécie sempre viveram. E é fora da selva que ele encontra o Homem. Deste encontro, o Pequeno Tigre descobre que é mais perturbante e comovente entregar-se ao amor do que viver na solidão.
O Tigre e o Acrobata é uma fábula espantosa de Susanna Tamaro para leitores de todas as idades, com uma narrativa cheia de aventura onde se misturam personagens humanas e animais que transmitem valores importantes como o conhecimento, a sabedoria e a liberdade.

O MUNDO DE SOFIA: UMA AVENTURA NA FILOSOFIA
de Jostein Gaarder

O Mundo de Sofia, editado pela primeira vez em 1991 é um dos livros que continua a encantar todo o tipo de leitores. O autor, Jostein Gaarder, professor de filosofia do secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde os seus primórdios.
Quem és tu?, De onde vem o mundo?, Haverá uma vontade e um sentido por detrás daquilo que acontece?, estas são algumas das perguntas colocadas a Sofia durante aquilo que irá ser um verdadeiro curso de filosofia.
Na véspera do seu 15º aniversário, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e postais anónimos, enviados do Líbano e tendo como destinatário Hilde Knag, uma rapariga que ela desconhece. O mistério destes bilhetes é o ponto de partida para este romance fascinante e surpreendente, que de capítulo em capítulo, de lição em lição, conduz o leitor pela história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo envolvendo-o numa intrigante aventura filosófica.

 

Fonte: www.wook.pt



Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE