1. Skip to advair in uk visit our site Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA ALBERTO MARTINS DE CARVALHO

PDF Imprimir Enviar por E-mail

Em 1965 foi criada em Coja a Biblioteca Fixa nº 95 da Rede de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian. A nova Biblioteca que ficou à responsabilidade da Associação de Bombeiros Voluntários de http://www.kvafjord.kommune.no/cialis-online Coja, criou um espaço de leitura, inexistente até àquela data em Coja e marcou muitos dos seus habitantes, que passaram a ter acesso fácil ao livro, o que os encorajou a ler mais, criando hábitos de leitura impossíveis sem a presença da Biblioteca. Esta abria todos os dias, excepto ao domingo, num pequeno horário no final do dia.

Do quartel dos Bombeiros passou, no ano de 1980 para as instalações da Casa do Povo onde ocupava um pequeno espaço que também não permitia a exposição de todo o seu acervo, já na altura muito significativo. No entanto o acesso às estantes era livre (uma novidade nas Bibliotecas em Portugal) e a prática do shelbyohio.org empréstimo domiciliário era uma realidade. A Biblioteca cumpria pois a sua função social.

Em Outubro de 1991, a Biblioteca passou para o edifício da antiga Escola Primária, onde ainda hoje se encontra.
Inicialmente ocupou um espaço reduzido, mas que já permitia a exposição de todo o fundo documental, alguma prática de animação da leitura e apoio aos trabalhos escolares, já que sem Bibliotecas Escolares, os alunos recorriam mais à biblioteca Pública.

Finalmente a 8 de Setembro de 2001 abriu a nova Biblioteca a que foi dado o nome de Biblioteca Alberto Martins de where to Carvalho em memória daquele que, sendo consultor da Fundação Calouste Gulbenkian, exerceu influência junto da sua Direção no sentido da criação de uma Biblioteca Fixa em Coja, situação invulgar já que no concelho existia uma outra Biblioteca Fixa  em Arganil.

Esta nova Biblioteca ocupa todo o espaço da antiga Escola, com todas as funcionalidades das bibliotecas modernas: catálogo informatizado, computadores com acesso à Internet, Internet sem fios disponível em toda a Biblioteca.
No átrio de entrada disponibiliza um espaço para exposições de iniciativa da Autarquia ou de particulares que queiram usar esse espaço para exposições dos seus trabalhos.
Desenvolve atividades com as crianças que a frequentam em férias escolares e tem um serviço de leitura destinado aos mais idosos.

Em 2013 apresentou os seguintes resultados

Serviços

Total

 

Bibliografia

972

Utilizadores

Leitura de Periódicos

720

Utilizadores

Computadores / Internet

2423

Utilizadores

Internet sem Fios

2528

Utilizadores

Emprést. Domiciliário

678

Utilizadores

Animação

886

Utilizadores

Outros

1391

Visitantes

Todos os Serviços

9598

 

Abre todos os dias úteis das 9h00 às 18h00

 




Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE