1. Skip to www.beatricefraiteur.be Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

SABE - SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES

PDF Imprimir Enviar por E-mail

Neste ano letivo que agora se inicia o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares do Concelho de Arganil oferece aos alunos e professores do Agrupamento de Escolas um programa de www.comune.pacentro.gov.it atividades de promoção da leitura que vem no seguimento do trabalho desenvolvido ao longo dos anos com o pré-escolar e 1º ciclo e que neste ano letivo se estende aos alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade.

AS VÁRIAS FACES DA LEITURA

Objetivo
: Mostrar as Bibliotecas Públicas a todas as crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas de Arganil e Creches, para que vejam as diferenças e percebam que as Bibliotecas Escolares são as bibliotecas que frequentam durante o percurso escolar, mas a Biblioteca Pública é aquela que os acompanha durante toda a vida.

Metodologia
As crianças deslocam-se em turma às Bibliotecas Públicas segundo um calendário previamente definido. As Bibliotecas Públicas preparam atividades baseadas em vários suportes de leitura que vão desde o clássico livro, às novas tecnologias de comunicação e informação, com experiências diferentes que proporcionarão às crianças novas formas de perspetivar as Bibliotecas, com novas experiências de almoshir.com leitura fora do ambiente escolar.
• Público-alvo: Crianças integradas em turmas do 1º ciclo e Pré-escolar
• Periodicidade: uma vez por período

PAIS E FILHOS: LIVROS E TERNURA

Objetivo: Esta atividade tem como objetivo desenvolver hábitos de leitura em família, proporcionando aos pais e filhos o contacto com os diversos materiais de leitura; criar laços de afetividade com os livros e as histórias, autores e ilustradores; aproximar os pais do espaço biblioteca: serviços, setores, projetos e atividades; divulgar a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

Inscrição no projeto: Às crianças que ainda não frequentam o projeto será distribuído um questionário para os pais. Este questionário pretende recolher informação acerca dos hábitos de leitura dos pais, gostos, preferências, sugestões e comentários e também um convite para aderir ao projeto. Este projeto é integrado no trabalho desenvolvido pelo SABE nas Bibliotecas Escolares (de acordo com o calendário pré estabelecido).
A partir do questionário a Biblioteca Municipal através de um serviço de referência personalizado prepara livros que vão ao encontro dos gostos e interesses da família.

Descrição da atividade: Após a atividade de animação da leitura, os alunos dedicam sempre alguns minutos à exploração de livros nas estantes e à escolha dos livros para requisição em empréstimo domiciliário. No ato do empréstimo domiciliário, as crianças levam o saco de leitura para casa que contem livros para os pais (que corresponda aos seus interesses e motivações) e o livro escolhido pela criança.
No saco vai também um pequeno bloco que serve de ligação entre a Biblioteca e os Pais. Através deste bloco os pais podem mandar mensagens indicando os títulos ou que tipos de apspr.net livro gostariam que lhes fosse enviado no saco. Podem também dar sugestões para o projeto ou o que entenderem partilhar.

Público-alvo: Crianças que frequentam o Pré-escolar e o 1º ano do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas de Arganil
Periodicidade: de quinze em quinze dias.

LER E PARTILHAR, VIVER E APRENDER!

Objetivo: Despertar nas crianças o gosto e o prazer da leitura a partir da magia dos contos e histórias ouvidas e contadas na Biblioteca Escolar. Dar a conhecer a vida e obra de escritores de literatura infantil e juvenil; Incentivar o empréstimo domiciliária.

Descrição da atividade:
Na 1ª sessão, as técnicas de animação da leitura fazem uma leitura do livro preparado de acordo com o ano de escolaridade que o aluno frequenta e procedem à apresentação da vida e obra do autor(a) com o objetivo de aumentar a curiosidade sobre o percurso biobibliográfico de escritores bem como a partilha de follow link informação sobre o tema das suas obras. Em seguida, convidam os alunos a escolher e requisitar um livro que queiram levar para casa.

Na 2ª sessão e seguintes as crianças são convidadas a falar do livro que levaram para casa, partilham com os colegas as sensações que a leitura do livro lhes transmitiu e leem excertos de que mais gostaram.
No final, requisitam o livro que querem levar para casa e sobre o qual irão falar na sessão seguinte.
Esta atividade contemplará também livros sugeridos pelos professores que considerem interessantes para trabalhar em leitura recreativa e para posterior exploração em sala de aula.

Público-alvo: Crianças que frequentam o 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil
Periodicidade: de quinze em quinze dias.

CONHECE A BIBLIOTECA DA TUA ESCOLA: FORMAÇÃO DE UTILIZADORES

Objetivo
: Familiarizar as crianças com os diversos serviços e setores que a Biblioteca Escolar disponibiliza; fornecer instrumentos e técnicas de orientação individual com o intuito de se tornar utilizador autónomo e versátil; conhecer as diversas ferramentas de pesquisa virtual no portal das bibliotecas do concelho de Arganil.

Descrição da atividade
: Esta atividade será desenvolvida em 4 sessões lúdicas/pedagógicas com atividades teórico-práticas de formação de utilizadores: conhecer (e rever) o regulamento da BE; conhecer melhor a organização das estantes através da classificação decimal universal e identificar a sinalética nela afixada; exploração virtual da Biblioteca e conhecer as ferramentas da Web 2.0 disponíveis no Portal em http://www.bibliotecas.cm-arganil.pt/. Estas sessões incluem jogos de descoberta, perícia e entretenimento.

Duração da atividade: Composta por 4 sessões
1ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA
- Visita guiada à Biblioteca Escolar;
- Conhecer o regulamento da biblioteca escolar: normas e regras, inscrição e empréstimo.
2ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO FÍSICA DA BIBLIOTECA (continuação)
- Contextualizar e disponibilizar informação acerca da organização das estantes
(classificação decimal universal) e de pesquisa de informação, patente no fundo documental da Biblioteca Escolar e no catálogo informático.
3ª SESSÃO: EXPLORAÇÃO VIRTUAL DA BIBLIOTECA
- Apresentação do Portal das Bibliotecas do concelho de Arganil: como aceder, pesquisar e reservar documentos;
4ª SESSÃO: JOGO PRÁTICO
- Jogo prático acerca da biblioteca fundo documental e pesquisa de informação.

Público-alvo
: Crianças que frequentam o 1º, 2º, 3º e 4º ano no Agrupamento de Escolas de Arganil
Periodicidade: de quinze em quinze dias.

CLUBE DE LEITURA

Objetivo: Dar continuidade ao trabalho desenvolvido nas B.E. do 1º ciclo pelo SABE, na construção de hábitos de leitura. Partilhar leituras e transformar leitores em promotores de leitura. Introduzir experiências de leitura digital.

Metodologia: As sessões, por turma, decorrem durante a aula de Apoio ao Estudo e realizam-se na Biblioteca Escolar das Escolas do 2º e 3º Ciclos. Nestas sessões as crianças conversam informalmente sobre os livros que leram ou gostavam de ler. Durante a sessão as crianças escolhem nas prateleiras ou no catálogo on-line os livros que querem levar em empréstimo domiciliário.
Nestas sessões pretendemos introduzir novas práticas de leitura em ambiente digital, através da leitura de e-books.

Público-alvo: Crianças que frequentam o 5º ano de escolaridade
Periodicidade: de quinze em quinze dias.

 




Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE