1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>

PAIS E FILHOS - LIVROS E TERNURA

PDF Imprimir Enviar por E-mail

No Child Left Behind  = Nenhuma criança fica para trás

Estudos recentes em neurologia atestam a importância do desenvolvimento de Hábitos de Leitura desde a mais tenra idade, para o sucesso escolar. O conhecimento destes estudos científicos levou à criação de um serviço de Leitura nas Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil dirigido a Crianças e suas Famílias.

Inspirado num programa que decorre há anos nos Estados Unidos, este serviço tem como objectivo desenvolver hábitos de leitura em família; criar laços de afectividade com os livros e as histórias; aproximar os pais das Bibliotecas Públicas e divulgar a importância do livro e da leitura desde a mais tenra idade.

Inicialmente em forma de projecto este trabalho teve inicio em 2010 nas salas do pré-escolar da Escola de Arganil, suscitando logo largo interesse junto das famílias o que levou a que se estendesse às turmas do 1º ano do 1º ciclo.

No ano seguinte alargámos à escola do 1º ciclo de Coja e nos anos seguintes a todas as salas do pré-escolar do Concelho chegando assim a todas as crianças que frequentam o pré-escolar e suas famílias.

Instalado o serviço nas salas do pré-escolar e 1º ano do 1º ciclo de todas as escolas concluímos que nos faltava os mais pequeninos. Foi assim que iniciámos este serviço nas creches. Começámos pela Casa da Criança de Arganil, em seguida na Creche de Coja e este ano iniciámos o serviço na Creche de Sarzedo, chegando na totalidade a 396 crianças e suas famílias.

Este serviço de Leitura a que chamamos “Pais e Filhos: Livros e Ternura” inicia-se com um breve questionário dirigido aos pais para recolha de informação acerca dos hábitos de leitura na família e um convite de adesão. Ao aderir os pais e as crianças inscrevem-se como utilizadores da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

De 15 em 15 dias desenvolve-se nas seis Bibliotecas Escolares do 1º Ciclo, nas Creches de Coja e Sarzedo e ainda na Casa da Criança de Arganil uma sessão de animação da leitura dinamizada por técnicas de animação da leitura da Biblioteca Municipal. No final as crianças levam para casa um saco com um livro para os pais e um livro para elas.
 
No saco vai também um pequeno bloco que serve de ligação entre a Biblioteca e os Pais para mensagens sobre livros que pretendem ler ou outras observações.

Este trabalho conta com a valiosíssima colaboração de Educadoras e Professores na ligação entre a Biblioteca e as famílias.

Partilhar

DGLAB

Ler +

IFLA

BNP

RBE