25 DE ABRIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ARGANIL – O longo caminho da ditadura à democracia
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril de 1974 celebramos a liberdade e, assumimos o dever de recordar o caminho árduo percorrido pelos portugueses para se libertarem dos grilhões sob os quais o país viveu ao longo de mais de 4 décadas, bem como promover a sensibilização de toda a sociedade para a necessidade de estar permanentemente alerta face às ameaças à democracia, concebendo esta mesma democracia como uma prática e não como uma realidade garantida.
Assim, no âmbito das comemorações do 25 de abril em Arganil, a Biblioteca Municipal terá patentes, durante o mês de abril e maio, 3 exposições que se complementam entre si.
A exposição “Liberdade aprisionada”, composta por diversos objetos, revistas, livros e documentos, é uma exposição da responsabilidade do Agrupamento de Escolas de Arganil, que tem o propósito de recordar como era o quotidiano de Portugal sob o férreo jugo de Salazar. Esta exposição está patente no átrio do primeiro andar e pode ser visitada até ao próximo dia 10 de maio.
No exterior da Biblioteca está patente a exposição “O legado de um cravo”, que dá destaque ao período histórico que vai desde a instauração da ditadura até à Constituição de 1976, com o intuito de relembrar o impacto que os 48 anos de ditadura tiveram no desenvolvimento do país, bem como preservar e partilhar a memória de todas e todos os que lutaram pela defesa da liberdade.
Dia 18 de abril será inaugurada a exposição “Arganil – 25 de abril: memórias de outrora” que nos dará uma perspetiva com enfoque local sobre como foi noticiado e vivido o 25 de abril no nosso concelho.
Consulte a programação completa das comemorações aqui e – junte-se a nós!