As Bibliotecas Públicas têm uma responsabilidade especial no apoio ao processo de aprendizagem da leitura e na promoção do livro e de outros materiais para crianças.
A biblioteca deve organizar actividades especiais para crianças, tais como sessões de conto e outras actividades relacionadas com os serviços e os recursos da biblioteca.
As crianças devem ser motivadas para a utilização da biblioteca a partir de muito cedo, já que tal tornará mais provável que continuem a ser utilizadores no futuro.
IFLA/UNESCO, 2001
Filipa Sáragga
Filipa Sáragga nasceu em Lisboa a 26 de Maio de 1984. Licenciou-se em Artes Plásticas pela pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, em Fevereiro de 2013, concluiu uma Pós-Graduação em Desenvolvimento pelas Artes Expressivas, no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.
É pintora e tem exposto o seu trabalho em várias exposições. Participa como voluntária em diversos projetos sociais, missão à qual dedica grande parte da sua vida. Em Junho de 2013 lançou na Fundação Calouste Gulbenkian o livro Talvez um Anjo, um livro ilustrado cujos direitos de autor também reverteram na totalidade para o apoio a crianças doentes e carenciadas e também editado pela Marcador Editora.
Fonte: Wook
“A ligação à infância está muito presente na sua vida. A Filipa é, inclusive, escritora. Pode falar-nos um pouco do livro A Princesa Azul e a Felicidade Escondida? O que a levou a escrever este livro?
Um dia ia a caminho de Alcácer do Sal, onde os meus pais hoje em dia praticamente vivem. Ia a pensar em todas as crianças que, de alguma forma, são diferentes. Que não encaixam “no dito normal” e que, por algum motivo, as histórias em que as princesas lindas casam sempre com príncipes igualmente lindos não estão ao seu alcance.
Nesse dia, decidi criar uma princesa diferente, azul, que descobre que o azul é a cor mais bonita do mundo, por ser a cor do céu e a cor do mar e se torna numa grande influência para todo o reino, pois através dela todos descobrem que a felicidade vem de dentro. E que todos podemos ser tudo aquilo que sonhamos!”
Fonte: excerto da entrevista
“FILIPA SÁRAGGA, A BELEZA NO EXPOENTE MÁXIMO DA COR”
In https://www.revistarua.pt/filipa-saragga-a-beleza-no-expoente-maximo-da-cor/