As Bibliotecas Públicas têm uma responsabilidade especial no apoio ao processo de aprendizagem da leitura e na promoção do livro e de outros materiais para crianças.
A biblioteca deve organizar actividades especiais para crianças, tais como sessões de conto e outras actividades relacionadas com os serviços e os recursos da biblioteca.
As crianças devem ser motivadas para a utilização da biblioteca a partir de muito cedo, já que tal tornará mais provável que continuem a ser utilizadores no futuro.
IFLA/UNESCO, 2001
Fernando Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888, em Lisboa. Com sete anos de idade parte com a mãe e o padrasto, que foi cônsul em Durban, para a Africa do Sul. Conclui aí, os estudos secundários com resultados brilhantes.
Em 1905, regressa definitivamente a Portugal e matricula-se no Curso Superior de Letras em Lisboa. Contudo, dois anos depois acaba por desistir. Escreve artigos de natureza ensaísta e estreia-se na revista Águia, em 1912. Três anos depois cria a revista Orpheu com Mário de Sá-Carneiro, José de Almada Negreiros e outros, dando início ao Modernismo.
Fernando Pessoa funda algumas revistas e colabora com outras. Poeta e crítico literário ofereceu-nos uma visão e olhar do mundo duma forma múltipla como se verifica nos seus célebres heterónimos, personalidades criadas pelo poeta com biografias e características distintas: Alberto Caeiro e Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Até à sua morte, a 30 de novembro de 1935, apenas tinha publicado um livro em português, intitulado Mensagem.
Grande parte do espólio de Pessoa encontra-se na Biblioteca Nacional de Lisboa e reúne mais de 25 mil folhas com poesia, peças de teatro, contos, filosofia, crítica literária, traduções, teoria linguística, textos políticos, cartas astrológicas e outros textos, tanto dactilografados, como manuscritos, em português, inglês e francês.
Fernando Pessoa é considerado um dos maiores génios poéticos da literatura portuguesa e é mundialmente conhecido.
Alguns livros do e sobre o autor disponíveis na Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil:
O melhor do mundo são as crianças: antologia de poemas e textos de Fernando Pessoa para a infância. Editado pela Assírio & Alvim em 1998.
Ode Marítima: Poema de Álvaro de Campos. Editado pela Expo em 1996
O marinheiro. Editado pela Expo em 1997
Mensagem. Editado pela Quasi Edições em 2008
Poesia de Fernando Pessoa para todos da autoria de José António Gomes. Editado pela Porto Editora, 2008
Poesias inéditas (1930-1935). Editado pela Ática em 1997
Sobre a República de Fernando Pessoa. Editado pela Guimarães Editores em 2009
Liberdade e outros poemas Ortónimos de Fernando Pessoa. Editado pela Guimarães Editores em 2009
Podes requisitar estas e outras obras através do seguinte link: