EXPOSIÇÃO MARIA DE LOURDES PINTASSILGO

No âmbito do nonagésimo aniversário do nascimento de Maria de Lourdes Pintasilgo estará patente entre o dia 17 e 30 de Novembro, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho (Coja) e entre o dia 2 a 17 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Arganil – Miguel Torga uma exposição biográfica sobre esta personalidade.

A exposição gentilmente cedida pela Fundação Cuidar o Futuro, tem curadoria de Margarida Santos, presidente da Fundação e a expografia é da responsabilidade de Moana Santos e Carlos Serrano Ferreira.

Nascida a 18 de Janeiro de 1930, Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeiro-ministro em Portugal. Liderou o V Governo Constitucional, de 31 de Julho de 1979 a 3 de Janeiro de 1980, na III República Portuguesa.

Formou-se em Engenharia Química e desde muito cedo, assumiu a liderança de associações e entidades ligadas a movimentos de mulheres ou estudantis, o que lhe conferiu grande notoriedade.

Esse protagonismo, associado à sua sensibilização pelas questões sociais, conduziu-a ao envolvimento político tendo uma participação constante na política institucional em Portugal.

Para além de ter assumido o cargo de Primeiro-Ministro em 1979, em 1986 foi candidata às eleições presidenciais.

Maria de Lourdes Pintassilgo faleceu a 10 de Julho de 2004, em Lisboa, aos 74 anos.