27º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL
Livros, histórias, música, cultura e muito calor humano foram os ingredientes para os festejos do 27º aniversário da Biblioteca Municipal Miguel Torga – Arganil.
Entre o dia 2 e 6 de dezembro passaram pela biblioteca para comemorar esta data mais de 4 centenas de pessoas.
Os festejos iniciaram-se no dia 2 de dezembro com a abertura da V Feira do Livro Usado e da exposição “Biblioteca: o meu lugar preferido para criar e imaginar”. Uma exposição composta por trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arganil e que evidencia como as Bibliotecas e as suas coleções podem ser ponto de partida ou de chegada para o desenvolvimento de inúmeras atividades que potenciam o desenvolvimento criativo e estimulam a imaginação.
Dia 4 de Dezembro
No dia 4 de dezembro contámos com a presença na Biblioteca da escritora Ana Cristina Luz, que deu a conhecer o seu percurso literário e presenteou as crianças com a leitura de várias histórias. Ao final da tarde foi a vez da participação dos alunos e professores do Pólo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra que nos presentearam com um belo reportório, em que pudemos ouvir a musicalidade de vários instrumentos. Como não poderia deixar de ser, e porque foi a 4 de dezembro de 1996 que se inaugurou a Biblioteca, a tarde culminou com o cantar dos parabéns à Biblioteca e a partilha do bolo de aniversário.
Dia 5 de Dezembro
No dia 5 de dezembro a festa prosseguiu com os encontros com a escritora Milu Loureiro, que para além de contar as suas histórias, brindou as crianças com um encantador e criativo cenário.
Dia 6 de Dezembro
O último dia de festa, dedicado aos mais “velhos”, nomeadamente os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, do Centro Social Paroquial do Sarzedo e da Estrutura Residencial Divino Salvador – Pombeiro da Beira, foi animado pelos professores Ana Catarina Santos e José Carlos Vasconcelos e os alunos das turmas de Português – Língua de Acolhimento do Agrupamento de Escolas de Arganil, que nos proporcionaram uma tarde cultural muito animada e diversificada sob o lema “A interculturalidade pela leitura e pela arte”. Não podemos deixar de enaltecer e parabenizar o Sr. João Bilha que brindou os presentes com uma declamação brilhante.
Os festejos culminaram com as palavras da Vice-Presidente do Município de Arganil, Paula Dinis, que congratulou todos os que contribuíram para o sucesso desta festa, evidenciando que as Bibliotecas existem para toda a comunidade, fomentando o diálogo intercultural e a diversidade cultural.