CONCURSO DE POESIA – ESCREVA UM POEMA… A LIBERDADE E A DEMOCRACIA SÃO O TEMA

Anualmente a UNESCO celebra os que dão vida à poesia, uma das formas de expressão linguística e cultural mais rica. Poesia é uma canção de liberdade, que nos dá a capacidade de afirmar a nossa identidade através da criação. A poesia é também uma canção do mais profundo dos nossos sentimentos; como escreveu o poeta e diplomata Brasileiro João Cabral de Melo Neto, “mesmo sem intenção, cada palavra vinda das nossas emoções é poesia”. Através das suas palavras e do seu ritmo, a poesia dá forma aos nossos sonhos de paz, justiça e dignidade, e dá-nos a força e a vontade de mobilização para os tornar reais.

Também o Município de Arganil, através das suas bibliotecas tem ao longo dos anos assinalado o Dia Mundial da Poesia, e de há 4 anos a esta parte tem no feito desafiando os seus utilizadores a participar no concurso “Escreva um poema…”, cujas primeiras 3 edições tiveram como tema a nossa terra. No ano em que se celebra o cinquentenário do 25 de abril julgámos oportuno escolher um novo tema: Liberdade e democracia.

Img 8891
Img 8898
Img 8892

Recebemos a concurso um total de 22 poemas: 4 na categoria infantil e 18 na categoria de adultos.

Os poemas foram avaliados no dia 11 de março, por um júri constituído por Susana Cruz, em representação do Município de Arganil; Eulália Nunes, em representação do Agrupamento de Escolas de Arganil e Graça Moniz em representação da comunidade e os vencedores foram anunciados no dia 21 de março, no âmbito da programação da XXIX Feira do Livro de Arganil.

  CATEGORIA INFANTIL
1 Liberdade e Democracia/ Lourenço Filipe Dias Carvalho
2 Sem título/ Vicente Pimpão André
3 A democracia/ Lara Gonçalves
  CATEGORIA ADULTOS
1 A madrugada da esperança/ Mário Rui Fonseca Pereira
2 Liberdade e democracia/ Silvino Lopes
3 Avó Manel/ Leonor Moreira

A todos os participantes a Biblioteca Municipal e o Município de Arganil endereça os mais sinceros parabéns, agradecendo o empenho e criatividade na elaboração dos poemas, que sem dúvida recordam e enaltecem os valores de abril.