Exposição, Neves e Sousa: artista completo, apaixonado e exigente, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho

Neves E Sousa Em Côja

A Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja, acolhe entre os dias 4 de julho e 31 de agosto a exposição “Neves e Sousa: artista completo, apaixonado e exigente”.

A mostra pode ser visitada nos dias úteis, das 9h00 às 18h00, e apresenta um olhar sobre o percurso multifacetado de um dos grandes nomes da arte do século XX no espaço lusófono.

Natural de Matosinhos, Albano Neves e Sousa encontrou em Angola o solo fértil onde a sua arte floresceu, mas as suas raízes familiares estão profundamente ligadas à vila de Coja. Filho de Albano das Neves e Sousa Júnior, negociante natural desta freguesia, e neto de Albano das Neves e Sousa — farmacêutico e antigo proprietário da Farmácia Neves —, o artista manteve, ao longo da vida, uma forte ligação afetiva a esta terra. Essa ligação está patente em várias das suas obras, atualmente em coleções particulares, que retratam momentos da sua passagem por Coja.

Desde cedo, Neves e Sousa evidenciou um talento singular para o desenho e a pintura, tendo realizado a sua primeira exposição com apenas 15 anos. Ao longo da sua carreira, expôs internacionalmente e recebeu inúmeros prémios e distinções. Foi também poeta e etnógrafo, destacando-se pela profunda ligação ao povo angolano, que soube retratar com autenticidade, sensibilidade e paixão.

A exposição presta homenagem a um artista exigente, cuja obra continua a ser celebrada em África, no Brasil e na Europa, refletindo a riqueza cultural das suas raízes e o seu percurso marcado por dedicação e excelência artística.