ARTE CRUA E NAÏF revela o universo íntimo e poético de Ilda de Castro Santos Ferreira

Cartaz Exposição Ilda Ferreira

A exposição ARTE CRUA E NAÏF estará patente ao público na Biblioteca Municipal Miguel Torga de Arganil entre os dias 8 e 31 de agosto de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00 e sábado das 9h00 às 13h00.

Reunindo desenhos, pinturas e séries que se enquadram nas expressivas categorias da Arte Crua e Naif, esta mostra revela uma criatividade desarmante e uma imaginação singular, onde o impulso autobiográfico se funde com cenas do quotidiano rural, numa síntese de ingenuidade poética e autenticidade expressiva.

As obras revelam um olhar íntimo e encantado sobre o mundo, que não raro provoca comentários como: “que interior maravilhoso para se expressar assim!”.

Ilda de Castro Santos Ferreira, natural de Canedo, na região da Mealhada, passou desde jovem longas temporadas em Vila Cova de Alva, onde acabaria por fixar residência. Durante décadas, destacou-se na criação e confeção de peças em lã através de processos mecânicos, conjugando tradição e inovação numa linguagem têxtil transgeracional que teve grande impacto na região.

Paralelamente, e longe do olhar público, desenvolveu uma prática artística silenciosa mas intensa — que agora se revela ao mundo. As suas obras, de traço livre e alma lírica, surgem como testemunhos de uma sensibilidade rara, onde a arte emerge como necessidade vital e gesto íntimo de resistência poética.

A inauguração da exposição realizar-se-á no dia 8 de agosto, pelas 17h30. Contamos com a sua presença.