Seguiu-se a intervenção do fotógrafo James Cogger, que partilhou com o público um pouco do seu percurso artístico e do processo criativo por detrás das imagens expostas. O autor explicou que o seu interesse pela fotografia começou há vários anos, na era do filme e da revelação em câmara escura, tendo retomado esta paixão de forma mais intensa há cerca de 12 anos, após se juntar a um clube de fotografia em França, onde residia.
Atualmente a trabalhar exclusivamente com tecnologia digital, Cogger revelou que todas as fotografias em exposição foram inicialmente captadas a cores e posteriormente convertidas para preto e branco. Segundo o artista, este processo permite focar-se na luz, na sombra, na forma, nos tons e nas texturas, revelando um olhar mais depurado e distinto da realidade.
De caráter marcadamente eclético, a exposição reúne imagens que vão da paisagem à fotografia urbana e de rua, incluindo também composições abstratas. Todas as fotografias foram captadas em Arganil e na sua envolvente, oferecendo uma perspetiva única e sensível da região através da lente do autor.
O evento decorreu num ambiente acolhedor e participativo, contando com a presença de amigos, familiares do fotógrafo e membros da comunidade local, num verdadeiro momento de partilha e celebração da arte fotográfica.
A exposição estará patente ao público no átrio da Biblioteca Municipal de Arganil até ao dia 17 de novembro.