XI EDIÇÃO DO CONCURSO “LÊ MELHOR QUEM LÊ MAIS”

Decorreu no passado dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, a XI Edição do Concurso de Leitura, “Lê melhor quem Lê mais”.

Inscreveram-se 65 crianças que frequentam o 4º ano do Ensino Básico nas Escolas de Arganil, Coja, S. Martinho da Cortiça, Sarzedo, Pombeiro da Beira e Pomares.

O Concurso decorreu em 3 fases, sendo a 1ª eliminatória organizada pelos professores de turma e realizada em Sala de Aula ou na Biblioteca Escolar. Nesta primeira fase foram escolhidos os 3 representantes de cada turma do 4º ano.

A segunda fase do concurso não foi eliminatória. Nesta fase foram gravados vídeos com a leitura em voz alta que os representantes das turmas fizeram, dos textos que escolheram e treinaram.

Na final, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal, foram exibidos 18 vídeos, sendo destes escolhidos 6, que representaram as turmas do 4º ano das diferentes escolas do concelho.

As crianças cujos vídeos obtiveram maior pontuação foram então convidadas a fazer uma leitura em voz alta de um conto do livro A volta ao mundo em oitenta contos, um livro de Albert Jané. Editado pela Plátano Editora em 2005, que o júri pontuou e que somando à votação do respectivo vídeo permitiu encontrar os vencedores, que foram:

 

1º Prémio

Matilde Vaz – 4ºB da EB1 de Arganil

2º Prémio

Sofia Almeida – 4ºA da EB1 de Arganil

3º Prémio

Ema Calvinho – 4ºA da EB1 de Coja.

 

O Júri foi constituído pela Dra. Helena Araújo em representação do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares; Professor Alfredo Gonçalves que representava o Agrupamento de Escolas de Arganil; Professora Maria Regina Portugal que representava a Comunidade em Geral; Ana Sofia Antunes, em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação e a Dra. Margarida Fróis em representação do Município / Biblioteca Municipal. Ao júri coube encontrar os vencedores, tarefa bastante difícil dada a elevada competência na leitura de que as crianças deram mostra. Por esta razão estão todos de parabéns.

Foi esta a ideia que a Senhora Vereadora da Cultura, Paula Dinis, expressou na entrega dos prémios aos finalistas onde teve a oportunidade de felicitar não só os vencedores, mas todos aqueles que se inscreveram no Concurso.

Poderemos dizer pois, que foi uma Festa da Leitura, o que aconteceu no Auditório da Biblioteca Municipal.

E como não podia deixar de ser, no Dia da Poesia, a poesia esteve presente pela voz do João Branco, da Maria Carolina Fernandes, da Maria Neves, da Leonor Vicente e da Érica Santos, crianças que ao longo da manhã foram lendo poemas do livro Um peixe no ar, de Maria Alberta Menéres.