SERVIÇO DE LEITURA PARA JOVENS – SALA JOVEM na Biblioteca Municipal
A criação da Sala Jovem é uma urgência na Biblioteca Municipal. A experiência no contacto com as crianças e jovens ao longo dos anos tem-nos mostrado que muitos jovens que frequentaram a Biblioteca enquanto crianças se afastam quando atingem a pré adolescência.
Isto acontece porque já não se enquadram na Sala Infantil, mas também não se sentem bem na Sala de Adultos. Este facto leva-os a afastar-se da Biblioteca, perdendo-se então um leitor. Mais que perder um leitor, esta situação leva a que muitas vezes os jovens vagueiem por locais que os podem seduzir para outras acções prejudiciais a si próprios e à Comunidade.
Sendo um problema que afecta muitas comunidades em muitos países, a IFLA (International Federation of Library Associations) publicou as LINHAS ORIENTADORAS DOS SERVIÇOS DE BIBLIOTECAS PARA JOVENS. Deste documento destacamos:
“As Bibliotecas podem ser uma importante força para o indivíduo conseguir uma transição bem sucedida da infância para a idade adulta, ao fornecer acesso aos recursos em conjunto com o ambiente que irá promover o desenvolvimento intelectual, emocional e social, e propondo uma força positiva para uma alternativa aos problemas sociais.”
Foi pois com os olhos postos no futuro que o Município de Arganil criou este novo espaço na Biblioteca Municipal para utilizadores com mais de 12 anos. Esta sala disponibiliza, para além dos tradicionais computadores, também os modernos iPad e e-Reader, permite a visualização de filmes em ecrã de 55 polegadas, acesso à Netflix, ao Skype. Disponibiliza wi-fi e auscultadores sem fios. A sala disponibiliza também, para além de jornais e revistas, cinema em DVD e CD’s de música, uma colecção de livros actuais e outros menos recentes que, estamos certos interessarão à referida faixa etária. Para além dos serviços de acesso físico e digital à informação, este serviço pretende ainda criar um programa de iniciativas que contribua para conquistar novos leitores para a Biblioteca no grupo que vai dos 12 aos 18, realçando a capacidade criativa dos jovens e motivando-os para iniciativas culturais que contribuam para a construção de uma cidadania activa e profícua.