No passado dia 16 de outubro, dia Mundial da Alimentação, realizou-se, no auditório da Biblioteca Municipal de Arganil, a palestra “A alimentação saudável… na prevenção contra o cancro”. Foram palestrantes a Enfermeira Cristina Contente, da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Arganil e a Dr.ª Laura Tomé, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
As palavras iniciais couberam à Sr.ª Vice-Presidente do Município de Arganil, Paula Dinis, que começou por referir que esta ação surgiu no âmbito de um desafio lançado pelo National Cancer Hub/Missão Cancro através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em que por um lado se pretende evidenciar que as Bibliotecas podem ter um papel ativo no que à Literacia em Saúde diz respeito e por outro a importância de criar parcerias de modo a envolver o maior número possível de entidades, de forma a que a informação chegue a toda a comunidade.
A Enfermeira Cristina Contente começou por apresentar os dados referentes ao número de utentes do Centro de Saúde de Arganil com doença oncológica ativa e quais os tipos de neoplasia mais comuns no concelho. Os números evidenciam que esta é uma doença cuja incidência tem vindo a aumentar e reforçam a necessidade de aumentar a consciencialização sobre o que já é chamada de epidemia de cancro, apelando à deteção precoce e aumentando os esforços de prevenção da doença, que passa também pela adoção de estilos de vida saudáveis e uma alimentação cuidada.
A intervenção da Dr. Laura Tomé focou-se na importância da participação nos rastreios para deteção precoce da doença oncológica, referindo que quanto mais cedo a doença é detetada maior será a probabilidade de cura. Referiu ainda que está a decorrer a campanha Outubro Rosa, que tem como propósito homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.
Foi realçado o importante papel que o Grupo de Voluntariado Comunitário de Arganil da Liga Portuguesa Contra o Cancro desempenha através das ações de sensibilização e mobilização que realiza, bem como através do apoio que presta ao doente oncológico e família.
Ao longo da palestra foi ainda reforçada a importância do envolvimento da escola no fomento de hábitos de vida saudáveis, no que à alimentação se refere. Face aos novos hábitos de vida quer a nível familiar, quer a nível da comunidade, a escola é o espaço privilegiado para a promoção da educação alimentar e nutricional, podendo certamente ter papel de relevo na mudança de comportamentos.
A sessão foi encerrada pela Dr.ª Paula Dinis que agradeceu a presença de todos, reforçando a importância do trabalho em rede e convidando o público a marcar presença na palestra “SERVIÇOS E INICIATIVAS DE APOIO AO DOENTE ONCOLÓGICO E FAMILIARES”, que terá lugar no dia 16 de novembro, pelas 21 horas.