A BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ARGANIL ASSINALOU O 25º ANIVERSÁRIO COM 4 DIAS DE FESTA

Inaugurada a 4 de dezembro de 1996, a Biblioteca Municipal Miguel Torga de Arganil assinalou no passado dia 4 de dezembro o seu 25º aniversário, o qual foi festejado com 4 dias de festa onde os livros, a leitura e a cultura tiveram lugar de destaque e em que participaram mais de 400 pessoas.

As comemorações iniciaram-se na terça-feira, dia 30 de novembro, com uma tarde de partilha de leituras e a inauguração da exposição de fantoches e chapéus “Era uma vez…” em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil. Participaram nesta partilha os alunos do curso de português língua não materna (para adultos), a turma do 2º A da Escola Básica de Arganil, acompanhadas pela professora Eugénia Salgado, um grupo de utentes da APPACDM e as professoras bibliotecárias Eulália Nunes e Arminda Ramos.

Dia 2 e 3 de dezembro a programação foi inteiramente dedicada às crianças que frequentam o 1º ciclo de Agrupamento de Escolas de Arganil, respetivamente com encontros com a escritora Alice Cardoso e Manuela Ribeiro. Estas falaram do seu percurso enquanto escritoras, leram histórias, responderam às questões das crianças e no final autografaram os livros que muitas adquiriram.

Sábado foi o ponto alto da festa com uma tarde cultural diversificada que teve inicio com as palavras de boas vindas por parte do Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, que enfatizou a importância das bibliotecas na aprendizagem ao longo da vida, frisando que “os livros e a leitura são mais importantes de que tablets, telemóveis e computadores”. Terminou a intervenção com o desejo que daqui a 25 anos se comemorem os 50 anos da Biblioteca e que caberia aos jovens presentes na sala fazer a sua comemoração.

Perante uma sala entusiasmada, onde o riso e a boa disposição predominou os Gorgulhos/Teatro na Serra apresentaram a peça “Os reis magos”, à qual se seguiu,a reabertura da sala Veiga Simões, a inauguração de uma exposição biobibliográfica sobre esta personalidade arganilense e a apresentação da conferência “Alberto da Veiga Simões e os refugiados judeus: «paradigma da ambivalência?» pela Doutora Lina Madeira.

Finda a conferência houve um momento musical protagonizado pelo grupo de violinos da Escola de Música Pauta em Movimento e foram proferidas palavras de agradecimento pela Vereadora Elisabete Simões à Doutora Lina Madeira e a todos os presentes, em especial à Dr.ª Margarida Fróis que durante mais de três décadas esteve à frente da Biblioteca.

A festa terminou como não poderia deixar de ser, com um saboroso bolo e o cantar dos parabéns.