As Bibliotecas com a Terceira Idade

Realizou-se no dia 31 de Janeiro, na Biblioteca Municipal o encontro anual dos parceiros no programa de animação da leitura junto dos idosos “As Bibliotecas com a terceira idade”. Estiveram presentes a Santa casa da Misericórdia de Arganil e Vila Cova do Alva, Centro de Dia do Sarzedo e Centro de Dia de Cepos.

Desde há já alguns anos que a Bibliotecas Públicas do Concelho dinamizam trabalho de animação da leitura junto dos idosos que frequentam os centros de dia e Lares de terceira idade.

Todos os meses técnicos da BP visitam 10 instituições onde para além de conversarem com os idosos sobre temas previamente preparados e que consideram de interesse para este grupo etário, levam livros e revistas que deixam na Instituição até à próxima visita e que se destinam não só aos idosos, mas também a todos os funcionários que aí prestam serviço, tornando estas instituições postos avançados das Bibliotecas Públicas.

Para além de visitas pontuais que os idosos fazem às Bibliotecas Públicas, todos os anos se realiza em Janeiro um encontro na Biblioteca Municipal.

Este ano a este grupo juntou-se outro parceiro, o Agrupamento de Escolas de Arganil num projeto mais recente “ Ler e Partilhar, Prazer a Dobrar” com os jovens do secundário envolvidos em projetos de leituras para a comunidade. Este projeto no âmbito do “ler + jovem” lançado pelo Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares tem como objetivo encontrar estratégias que reaproximem os jovens que frequentam o ensino secundário da leitura e ajudem o público adulto a descobrir o prazer de ler, através de promoção de leitura junto das comunidades locais e envolvendo-se eles próprios com a leitura.

Ler e Partilhar com Solidariedade é o lema para este trabalho que teve neste encontro o início de muitas outras atividades a desenvolver com os mais velhos, em parceria com a Biblioteca Municipal, colaborando também na recolha de registos sonoros e visuais de testemunhos dos idosos nas suas recordações de tempos passados que irão enriquecer o acervo do património imaterial do concelho de Arganil.

Descrever o que foi este encontro é uma tarefa difícil que não se consegue em poucas palavras. Poderemos dizer que houve uma comunhão de sensibilidades e de prazer entre os mais velhos e os mais novos. Havia no ar ondas de alegria em que todos se encontravam. As canções, as leituras, a dramatização, as danças fizeram vibrar todos os que estiveram no Auditório e que as partilharam entre si e… como não há festa sem sabores, todos partilham também entre si deliciosas iguarias de fazer crescer água na boca, que as Instituições tiveram a amabilidade de trazer e oferecer.

A Prof. Bibliotecária Eulália Nunes apresentou o projeto de que é coordenadora o qual vai continuar durante dois anos num contínuo intercâmbio de sensibilidades e de saberes entre os mais velhos e os mais novos, continuando o caminho que a Biblioteca Municipal tem percorrido neste trabalho com os idosos. Parabéns ao Jorge Abílio, técnico da Biblioteca Municipal de Arganil, que organizou a festa.

O Senhor Vereador António Cardoso em representação da Senhora Vereadora da Cultura agradeceu a todos os que estiveram envolvidos nesta festa e disse que se sentia emocionado pelo que ali estava a ver constatando a harmonia entre pessoas de idades tão diferentes. Na verdade todos ficamos a ganhar quando nos confrontamos com a sabedoria dos outros, que neste caso foi partilhada generosamente.