As Férias de Verão na Sala Jovem da Biblioteca Municipal

Educação Patrimonial – Arqueologia

Para quem gosta de aprender, para quem gosta de brincar.

No dia 4 de Julho as crianças viveram um dia carregado de emoções na Biblioteca Municipal/ Casa da Cultura, onde, no meio de grande brincadeira, aprenderam muitas coisas sobre Arqueologia.
As quatro oficinas que decorreram ao longo do dia, dinamizadas pela Escola Profissional de Arqueologia de Marco de Canavezes proporcionaram a todos as crianças e jovens que participaram, o contacto com a temática da Arqueologia: escavações, jogos, decalque das figuras rupestres do Centro Interpretativo de Chãs d’Égua, construção de mosaicos romanos, para além de uma excelente conversa onde se explicou o que é a Arqueologia e para que serve.

Aqui fica o registo fotográfico.

Torneio de Jogos de Tabuleiro

Inserido no programa das Férias de Verão, a Sala Jovem contou com a presença de vários jovens que participaram vivamente e com grande ânimo na actividade Os JOGOS DE TABULEIRO NA AFIRMAÇÃO DO EU dinamizada por Manuel Pinto.
Foi uma tarde muito agradável recheada de saudável discussão provocada pelas estratégias de jogo que cada jovem aplicou, criando momentos animados e divertidos, numa tarde de férias.

Os jovens ficaram muito agradados com a iniciativa, deixando bem clara a vontade de repetir.

O vencedor do torneio foi premiado com um jogo de construção de baralho “Shards of infinity”

DO DRIBLE AO TEXTO – O DESPORTO COMO MEIO DE INCLUSÃO

No dia 19 de Julho, os jovens que vieram à Sala Jovem contaram com a oportunidade de assistir a mais uma actividade do programa das Férias de Verão da Biblioteca, desta vez com o tema DO DRIBLE AO TEXTO – O DESPORTO COMO MEIO DE INCLUSÃO dinamizada por Albano P. Santos.

Questões como: Ler é um jogo? Que Leitor sou eu? Porque leio? Que lugar é o meu na sociedade? Escrevo o que leio., leio o que escrevo? As regras desportivas são primas das regras da escrita e da leitura? Foram discutidas pelos jovens que, acabaram por partilhar as suas opiniões sobre a prática do desporto como fonte de benefícios quer físicos, psíquico e social, tornando, assim o momento cheio de desafios numa tarde de férias na Sala Jovem da BMA.
O nosso obrigada ao Dr. Albano pela colaboração.

A BIBLIOTECA É UM LUGAR DE ENCONTRO

Na tarde de 23 de Julho, um grupo de jovens que gostam de ler reuniram na Sala Jovem da Biblioteca Municipal.
Dinamizada por Nuno Neves, a sessão foi muito animada à volta de textos de Alice Vieira sendo um pretexto para falar de livros e de leituras e da importância que assumem numa sociedade cada vez mais tecnológica.
Na conversa ficou claro que os livros fazem parte da vida destes jovens como comprova a curiosidade com que foi recebida uma lista de sugestões de leitura, para as férias e para depois das férias.
O nosso obrigado ao Nuno Neves pela colaboração

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS CRIANÇAS E JOVENS

Respondendo à questão “Pode a música ser uma mais-valia no desenvolvimento saudável das crianças e jovens, contribuindo eficazmente na aprendizagem e desenvolvimento da vida em sociedade, capaz de proporcionar bem-estar, novas amizades e alegria?” um grupo de jovens reuniu-se na SALA JOVEM da Biblioteca Municipal e deu a resposta.

Dinamizada por Francisco Ferreira (em Saxofone Alto e Soprano), César Videira (em Trombone) e José Pedro Castanheira (em Concertina), foi uma tarde de conversa e muita música, com partilha de experiências e de ideias em torno da importância da música no percurso de vida de cada um.

Uma iniciativa que agradou a todos os que participaram, ficando a promessa de que se voltará a repetir em breve. Assim esperamos.

O nosso muito obrigado ao, Francisco, ao César e ao José Pedro, que com o seu virtuosismo abrilhantaram a nossa tarde.