ENCONTRO ANUAL

AS PALAVRAS SÃO PARA TODAS AS IDADES

Livros, Leitura e Literacia são palavras que se ajustam a todas as idades como mais uma vez ficou comprovado no Encontro Anual dos Lares e Centros de Dia parceiros no Serviço de Leitura que a Biblioteca Municipal desenvolve desde há 10 anos, denominado A LEITURA DAS MEMÓRIAS.

No caminho percorrido verificamos que os objectivos iniciais foram largamente ultrapassados. Todos evoluímos no caminho para uma comunidade com níveis mais elevados de literacia. Este facto ficou claro na forma como as Instituições e os seus utentes participaram neste Encontro.

 

 

 

 

 

 

Poesia, cantigas, música, contos, teatro, toda a beleza que as palavras transmitem passaram pelo Auditório da Biblioteca. As Instituições com os seus utentes preocuparam-se verdadeiramente com a qualidade do trabalho com que se mimaram mutuamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Encontro ficou ainda mais enriquecido com a presença da Beatriz Pimentel, da Prof. Graça Moniz e do Grupo “Os Gorgulhos – Teatro na Serra”, cuja colaboração agradecemos.

 

 

 

 

 

Momento marcante neste Encontro foi a entrega do CARTÃO ÚNICO das Bibliotecas do Concelho à D. Normélia, utente do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova do Alva, feita pelo senhor Presidente da Câmara Municipal, Luis Paulo Costa e pela Senhora Vice-Presidente, Paula Dinis, com o apoio do Técnico Jorge Pereira que tem construído este Serviço de Leitura de grande qualidade. A entrega do cartão simbolizou todos os cartões entregues a Utentes do Lares e Centros de Dia do Concelho e serviu também para reforçar o objectivo que pretendemos atingir que é inscrever na Rede de Bibliotecas de Arganil uma percentagem muito significativa de Utentes dos 11 Lares e Centros de Dia, bem como Familiares, Dirigentes, Técnicos e Auxiliares.

Entrega de Cartão Único

Entretanto em Fevereiro serão retomadas as visitas mensais do nosso Técnico Jorge Pereira aos Lares e Centros de Dia, que todos os meses leva consigo livros e revistas e muita conversa sobre temas previamente preparados, recolhendo em troca memórias dos tempos passados.

Complementando este trabalho há ainda a referir o apoio às novas tecnologias da Informação e Comunicação, LITERACIA DIGITAL que o Município através da Biblioteca Municipal oferece a todos os Munícipes entre eles os mais velhos e que se realiza semanalmente na Biblioteca Municipal.