BIBLIOTECA ALBERTO MARTINS DE CARVALHO: 21 anos ao serviço da Cultura

A Biblioteca Alberto Martins de Carvalho está de parabéns.

São 21 anos ao serviço da cultura, cumpridos no passado dia 8 de Setembro.

Para assinalar esta efeméride foi apresentado, nas suas instalações em Côja, na presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa; da Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro da Cultura, Paula Dinis, da Vereadora Elisabete Oliveira e da representante da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, Isabel Guarda, o livro de poesia de José António Franco “Estava para não ser assim mas o mundo mexeu-se [45 anos de] perambulação poética”

A obra, editada em 2021, é resultado de uma compilação de poemas que o autor escreveu ao longo de 45 anos de dedicação a este género literário, presentes em três dos seus livros editados (véspera tardia, 1896; Pedra fecunda, 1987 e Paisagem sem noite, 1993), mas não só. Neste livro revelam-se, também, poemas inéditos de José António Franco o que torna a obra, quase integralmente, um livro novo.

José António Franco, professor de inglês, poeta e ficcionista premiado, autor de histórias e poesia para a infância e juventude tem vários livros no Plano Nacional de Leitura e tem-se dedicado à didática da poesia, trabalhando essencialmente com crianças e jovens dos Ensinos Básico e Secundário.

As crianças não foram esquecidas nos festejos do aniversário da Biblioteca. “Ora contas tu, ora conto eu” foi a atividade desenvolvida com as mesmas. Uma oportunidade onde todos puderam disfrutar do prazer de ler e ouvir ler.

No final, houve ainda tempo para cantar os parabéns à Biblioteca Alberto Martins de Carvalho e desejar-lhe longos e bons anos de serviço à comunidade, como até aqui tem feito, facilitando o acesso à cultura, à informação e ao conhecimento.