Biblioteca Alberto Martins de Carvalho: 23 aniversário assinalado com muita poesia e calor humano
A Biblioteca Alberto Martins de Carvalho está de parabéns. São 23 anos ao serviço da cultura, completados no passado dia 8 de setembro.
Para assinalar esta efeméride foi inaugurada a exposição fotográfica “Côja, outros tempos, outros olhares” e apresentado o livro “A minha aldeia e a Serra do Açor” da poetisa Tiló Henriques.
Couberam à Dr.ª Paula Dinis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, as palavras que deram início às comemorações do Aniversário, fazendo alusão às fotografias que integram a exposição e referindo a importância da comunidade participar na recolha destes testemunhos do passado para salvaguarda da memória futura. De seguida dirigiu palavras de apreço à Otília Henriques, mais conhecida como Tiló, enaltecendo a sua colaboração com o Município e a Biblioteca ao longo dos anos e parabenizando-a pelo lançamento do seu quinto livro, “A minha aldeia e a Serra do Açor”.
Este evento contou também com a intervenção do autor do prefácio, Vítor Cândido, que exaltou a autora pelo amor que espelha, através da sua poesia, não só à sua aldeia natal, Monte Frio, mas também a toda a serra do Açor. De seguida tomou palavra a representante da União de Freguesias de Coja e Barril de Alva, Isabel Guarda, que teceu também elogios à Tiló Henriques e endereçou os parabéns à Biblioteca pelo trabalho desenvolvido em prol da comunidade ao longo destes 23 anos.
A coordenadora das Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil, Miriella de Vocht, deu seguimento à apresentação enaltecendo a forma como a autora “desenha com emoção, saudade e nostalgia os seus sentimentos, olhares, memórias e sonhos sobre a sua aldeia berço, Monte Frio e a Serra do Açor”, intercalando com a leitura de alguns poemas.
Seguiu-se a leitura de poemas, muito participada, por parte do público presente, que nesta tarde encheu a Biblioteca.
A apresentação do livro culminou com as palavras de Tiló Henriques que expressou a sua satisfação por poder apresentar este livro na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho e por ver presentes tantos amigos e poetas, que como ela têm a aldeia e a serra no coração.
O evento findou com as palavras de agradecimento da Dr.ª Paula Dinis e como não poderia deixar de ser, com o cantar dos parabéns à Biblioteca.