Biblioteca Municipal Miguel Torga recebe a exposição «Para Além do Visível», de José Ferreira

Flyer Da Exposição Para Além Do Visível (2)

A Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, inaugura, no próximo dia 2 de novembro, pelas 17h30, a exposição «Para Além do Visível», da autoria de José Ferreira, artista autodidata que encontra no desenho realista uma forma de expressão e de exploração das emoções.

A exposição convida o público a descobrir uma perspetiva da arte que vai além da representação fiel da realidade, destacando a expressividade, as histórias e os sentimentos que podem transparecer de cada olhar. Através de desenhos a grafite, que retratam pessoas e animais, José Ferreira procura captar não apenas os traços físicos, mas também a singularidade e a dimensão expressiva de cada ser representado.

O percurso artístico do autor ganhou um novo significado em 2023, na sequência de uma experiência pessoal marcante, associada à perda dos seus padrinhos, que o levou a reencontrar no desenho uma forma de expressão. Desde então, a arte tornou-se um meio de transformar emoções, memórias e afetos em obras que procuram criar uma ligação com quem as observa.

Assente numa abordagem de realismo intimista, o trabalho de José Ferreira reflete a vontade de dar forma ao que nem sempre é visível, explorando a capacidade da arte para evocar sentimentos, preservar memórias e aproximar quem observa daquilo que é representado.

A exposição estará patente ao público na Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, até ao dia 30 de novembro.