Caetano Lobo e o método de Castilho


“A história do meu ensino é a seguinte. Quando , depois dos meus trabalhos quadragesimaes de 1857, quis preparar os meninos e as meninas desta freguezia na doutrina christã, de que ella estava absolutamente falta, e para a sua primeira comunhão estabeleci uma lição nocturna de cathecismo, mesmo na egreja; e ahi, por vezes, mostrava aos meninos com que facilidade o aprenderiam se soubessem ler, e dizia-lhes que não duvidaria de lhes ensinar depois da sua communhão. Não lhes esqueceu esta minha promessa! E na noite dessa solemnidade, no fim de ter dado com elles as graças ao Altíssimo, lembraram-no e o fizeram com tanta ingenuidade, que me arrebataram a pedir seus nomes; comecei ahi mesmo , na egreja, e a lápis, a tomalos! mas não acabei, tanta era a affluência. Daí a alguns dias , apezar da falta da casa, e arranjos, vencido pelas instâncias dos meninos, dei começo á aula n’uma pequena casa da recebedoria deste concelho. Entraram como alumnos 104 indivíduos de toda a idade, pela maior parte meninos, e meninas (estas eram 54). À hora nocturna (única acommodada á gente laboriosa), e para tamanho numero, era impossível empregar outro methodo que não fosse o portuguez simultâneo; adoptei-o por necessidade sem pensar na sua bellesa; ainda que  dele tenha uma pequena idea, por ter assistido algumas vezes às prelecções de v. ex.ª, em Coimbra, em virtude do convite que v. ex.ª dirigira aos parochos daquela cidade, por intervenção do nosso sempre lembrado prelado, e cuja utilidade nunca me esquecera; era eu então parocho da hoje extinta freguezia de S. Thiago da mesma dita cidade.”

Carlos da Capela
In: Notícia da Vida do Padre Luiz Caetano Lobo

António Feliciano de Castilho

“Comecei-o pois, sem arranjos alguns; e enquanto não chegaram o livro do methodo, e os quadros, já os alumnos todos compunham e decompunham auricularmente toda e qualquer palavra, a mais complicada, e o faziam com tanta perfeição, e rapidez, que enchiam de summa admiração os numerosos espectadores. E tal era a affluência destes que, por mais de mez e meio, embaraçaram muito o serviço!”
Carlos da Capela
In: Notícia da Vida do Padre Luiz Caetano Lobo

“Chegaram finalmente, no fim de 15 dias, o livro e os quadros das letras, e só estes, porque nada mais havia de venda em Coimbra! Continuei com estes mesmos, supprindo, por imitação, o que era possível supprir-se, principalmente depois para a escripta; de maneira que, depois deste mez e meio, não havia ninguém nesta villa, e nos seus arredores, que não acreditasse e estivesse convencido dos milagres da minha aula. Uns o attribuíam ao nímio estudo que eu teria feito por methodo! Outros, a outras cauzas; Mas todos convinham, como agroa convém, no facto verdadeira espantoso.”

“A ordem era a seguinte: – depois das Ave-Marias davam-se dois signaes na torre. As meninas já desenvolvidas vinham na companhia de alguém da família, ou de uma visinha. Na aula havia uma completa separação dos bancos para os meninos e meninas, tudo como prescreve, a este respeito, o mesmo methodo. A casa sufficientemente alumiada. E dois sobreditos menoristas, mui intelligentes, e de bons costumes, andavam constantemente vigiando os bancos. Na saída havia a mesma cautella, saíam primeiros os rapazes, e depois as raparigas.”

“Os hymnos da entrada, e saída, ou do trabalho, e as regras, tudo bem cantado, e variado o canto nas regras. Passado o primeiro mez, todos os oito dias havia prémios aos que lessem os dísticos que se lhes apresentava para isso.”

“Cada vez mais gostoso do ensino, passou elle a ser para mim um encanto, não havia obrigação que me lembrasse nessa hora! E para os meninos?! Era tal o seu enthusiasmo, que basta dizer-se que o maior castigo que os pais lhe podiam dar, e o melhor meio de os obrigar a trabalhar, era a ameaça de os não mandar à lição!!…”

“Depois deste tempo, continuei eu com alguns, em número de 12 meninos e 6 meninas, com o ensino mais superior: – tratei de ensinar a geographia, a história, complexos, também pelo methodo simultâneo, pela geografia da infância pelo sr. A. P. Forjaz; e também obtive, em muito pouco tempo, tão bons resultados, que todos viam com admiração com que facilidade aquelas creancinhas marcavam nos mappas os paizes principaes da Europa, suas capitães, etc., etc.”
Carlos da Capela
In: Notícia da Vida do Padre Luiz Caetano Lobo