CONFERÊNCIA – O CONDADO DE ARGANIL E A MITRA DE COIMBRA – Percurso Histórico

No dia 25 de Setembro, comemorando a data em que D. João Galvão, Bispo de Coimbra, recebeu o título de Conde de Arganil, vai realizar-se a Conferência “O Condado de Arganil e a Mitra de Coimbra – Percurso Histórico”, pelas 21:30h no Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil. Será conferencista o Professor Diogo Teixeira Dias.

Simultaneamente, no átrio da Biblioteca estará patente uma Exposição de Pintura onde poderão ser vistos Brasões de vários Bispos-Condes, em aguarela.

A 25 de Setembro de 1472, Afonso V e o príncipe D. João assinam um decreto a favor do Bispo de Coimbra, D. João Galvão, tornando-o conde do seu senhorio de Arganil. A partir dessa data, todos os bispos de Coimbra foram conhecidos como Bispos-Condes até ao séc. XX. Os bispos de Coimbra e condes de Arganil estiveram envolvidos de perto com os episódios mais marcantes da História de Portugal: desde a trasladação do corpo da Rainha Santa e respectivo processo de canonização até à criação da Sopa dos Pobres, passando pela protecção às Artes, a construção do Jardim Botânico e pela desgraça da família Távora nos tempos do Marquês de Pombal.
Neste encontro, juntando a Arte à História, pretende levar-se a cabo um percurso através da heráldica, exemplificando com as armas dos bispos-condes, para promover uma reflexão acerca da importância do património honorífico, hoje tão desvalorizado.

Diogo Teixeira Dias – conferencista
Nascido em Coimbra a 22 de Abril de 1990, licenciado pela Universidade de Coimbra em Arqueologia e História, a concluir tese de mestrado em História – Ramo de Territórios, Poderes e Instituições, sobre o discurso parlamentar tardo-medieval. Foi coordenador das Comemorações dos 470 anos da chegada dos portugueses ao Japão (Namban470), projecto acolhido pela Universidade de Coimbra em 2013. É colaborador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (FLUC). Profissionalmente lecciona História na Aposenior – Universidade Sénior de Coimbra e é historiador no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.Os seus interesses de investigação são: História da Monarquia Portuguesa, História do Parlamentarismo e História dos Portugueses pelo Mundo.

Sara Micaela Fernandes Pinto – artista plástica (autora das armas dos bispos-condes em aguarela que acompanham a conferência)
Nascida em Cantanhede a 4 de Setembro 1981, licenciada em pintura pela ARCA-EUAC. Com Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela ARCA-EUAC e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Leccionou no ensino oficial as disciplinas de Fotografia, Educação Visual, Educação Visual e Tecnológica, Área Projecto e Estudo Acompanhado. Formadora na área de expressão artística com todas as faixas etárias. Trabalho desenvolvido com cidadãos portadores de deficiência física e cognitiva. Expõe os seus trabalhos a convite e por iniciativa, individual e colectivamente, desde 2001. Atelier sito em Sr. Dos Aflitos, nº72 – Santa Clara – Coimbra (exposições permanentes).