CONTO CONTIGO EM ARGANIL

Teve inicio no dia 28 de Setembro, na Biblioteca Municipal, a 1ª edição do CONTO CONTIGO. Um programa de literacia familiar que visa estimular as crianças em idade pré-escolar e as suas famílias para a construção de experiências que ajudem as crianças a desenvolver capacidades de aprendizagem na leitura e na escrita.

Este programa tem o apoio da Fundação Aga Khan e da Rede Nacional de Leitura Pública. Funciona aos sábados em edições de seis sessões. As famílias que se queiram inscrever para a próxima edição que terá inicio em Janeiro de 2020, poderão fazê-lo no balcão da Biblioteca.

ACOLHIMENTO

O sucesso deste projecto está muito dependente da forma como as famílias interagem e participam em grupo. Por este motivo a fase do acolhimento, principalmente no primeiro dia, é fundamental.

É necessário explicar claramente quais são os objectivos propostos; descrever os vários momentos que compõem cada sessão e a forma como se interligam para o resultado que é suposto alcançarem.

Também os materiais criados e usados (o saco, o caderno, a placa que identifica cada criança, as canções, os símbolos criados para as sessões) e a função de cada um no contexto de cada sessão, devem ser claramente entendidos pelos intervenientes.

SACO DAS EXPERIÊNCIAS

O SACO DAS EXPERIÊNCIAS (personalizado) serve para guardar algo que a família tenha escrito sobre experiências ocorridas durante a semana, fotografias, recortes de jornais ou outra coisa que considere pertinente para as sessões e também todos os materiais: desenhos, textos, objectos, construídos durante as sessões.

Estes sacos das experiências acompanham cada família em todas as sessões e servem também para transportar os livros requisitados e a devolver.

MATERIAIS

Cada sessão tem os seus próprios materiais produzidos pela animadora, contudo, ao longo das sessões as crianças e as suas famílias vão construindo testemunhos produzidos de acordo com a estratégia de cada sessão.

Esta estratégia tem como objectivo despertar a crianças para o desenho e a escrita tendo como suporte o desenvolvimento da consciência fonológica ou seja o conhecimento do nome e dos sons das letras.

Actividades que levem as crianças a estabelecer relações entre o oral e o escrito, sempre pautadas por um cariz de brincadeira.

O CADERNO

Na primeira sessão foi distribuído um CADERNO a cada família. Estes cadernos servem para registar tudo o que as famílias considerem de interesse no decorrer das sessões como: desenhos, escrita ou o que entenderem; e entre sessões em que podem registar: questões que querem colocar, experiências em casa para partilhar.

O caderno é como que um “Diário de Bordo” que acompanha as famílias do início ao fim do Conto Contigo.

LEITURA

A leitura de histórias às crianças é a única forma possível de envolver crianças, não leitoras, no processo de leitura. Ouvir histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporcionam às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribui ainda, para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente os acontecimentos do seu quotidiano.

A leitura de uma história está presente em todas as sessões, previamente escolhida e trabalhada pelo animador das sessões.

FASCÍNIO DOS LIVROS

Porque é impossível criar hábitos de leitura sem livros para ler, as sessões do Conto Contigo reservam momentos para o contacto directo da criança com o livro.

São momentos fascinantes em que a criança escolhe o livro para levar para casa. Com a ajuda dos pais e das técnicas da biblioteca e depois de muita indecisão sobre quais levar, as crianças fazem então a requisição das suas escolhas, levando no saco os livros para ela e para a família.