DIA MUNDIAL DA MÚSICA NO JARDIM DE INFÂNCIA E NA EB Nº1 DE ARGANIL

No dia 1 de Outubro comemorámos na nossa escola o Dia Mundial da Música, uma iniciativa que envolveu os docentes do Jardim de Infância e da Escola Básica nº1, em colaboração com a Biblioteca escolar.

Sendo a música uma linguagem universal, não pudemos deixar passar este dia em branco, tendo-se organizado uma exposição dedicada a esta efeméride onde se incluía uma mostra de instrumentos musicais diversificados e bastante utilizados nas escolas.

No sentido de sensibilizar os alunos para os diferentes formatos de gravação, foram expostos diversos discos em vinil e um gira-discos, o que permitiu às crianças verificarem o modo como funcionava e os cuidados a terem com este tipo de materiais. Mas, também as «velhinhas» cassetes de fita não foram esquecidas, assim como o gravador onde podiam ser gravadas e reproduzidas.

Durante o dia, a escola teve música clássica nos corredores o que permitiu também, aos nossos alunos, contactar com este género musical. O exterior foi decorado com claves de sol e notas musicais gigantes, o mesmo acontecendo com os tetos dos corredores e a sala do aluno.
Na biblioteca escolar esteve patente uma exposição de intitulada “ Vida e Obra” de autores clássicos: Mozart e Beethoven. Estiveram em exposição obras literárias relacionadas com a temática, com o objetivo de serem requisitadas pelos alunos e trabalhadas pelos docentes e técnicas da Biblioteca Municipal.

O ponto alto deste dia foi a presença, a exemplo do que já aconteceu em anos anteriores, de um grupo de jovens que integram a Associação Filarmónica de Arganil e que aqui se deslocaram para executarem alguns temas musicais e mostrarem aos nossos alunos o encanto e a importância da música.

Começaram por fazer a sua apresentação, seguida de demonstração para os alunos das três turmas do Jardim de Infância, seguindo-se os alunos das oito turmas da Escola Básica. Antes de cada atuação, exibiram o seu instrumento, identificaram-no e fizeram uma pequena demonstração individual. Estavam todos em silêncio, apesar de serem muitos.

É isto o encanto da música!