O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995 e tem por objectivo promover Hábitos de Leitura, sensibilizar para a Publicação de Livros e proteger os Direitos Autorais.

A data escolhida pretende lembrar a morte dos escritores Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Veja, que faleceram em Abril de 1616.

As Bibliotecas Públicas são, desde há séculos, Casas de Leitura pelo papel fulcral que assumem na divulgação e acesso ao Livro e à Leitura.

Em Portugal, embora este processo tenha tardado em acontecer, a Rede de Leitura Pública assume esse papel de vanguarda junto dos Munícipes. Divulga Livros e os seus Autores, cria as condições de acesso aos suportes de leitura, promove através de inúmeras estratégias a criação do Hábito e do Gosto pela Leitura.

Por todas estas razões festejámos nesse dia os Livros, os Autores e os Leitores, na Biblioteca Pública com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa e da Senhora Vice-Presidente, Paula Dinis.

Com a II FEIRA DO LIVRO USADO, no átrio do r/c da Biblioteca.

Com a Exposição: “CAMILO PESSANHA. Um Poeta ao Longe”, gentilmente cedida pelo Instituto Camões, no átrio do r/c da Biblioteca

Com a Exposição “PATRIMÓNIO ESCRITO DO CONCELHO DE ARGANIL”, mostra biográfica e bibliográfica de alguns dos escritores do concelho, no átrio do 1º andar da Biblioteca.