DIA MUNDIAL DO LIVRO nas Bibliotecas Públicas de Arganil COM A BIBLIOTECA EXTRAVAGENTE

No passado dia 23 de abril as Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil encheram-se de miúdos e graúdos para assistir ao espetáculo “Biblioteca Extravagante” protagonizado pelo autor Pedro Oliveira.

Ao som da música de uma ocarina e carregado com uma grande e aparentemente pesada mochila, Pedro Oliveira apresentou o conteúdo da mesma: um tronco, uma águia em miniatura, uma colher de sobremesa, um bidé, uma casinha de xisto… Objetos que um dia foram livros e que por não serem respeitados se transformaram e converteram numa biblioteca única e especial: a “Biblioteca Extravagante”!

De forma eloquente, e envolvendo o público, Pedro Oliveira contou diversas histórias, começando pela História do Vento, em que não há recurso a palavras, apenas a gestos e ao vento criado pelo sopro. Uma história que sem dúvida nos remete para os álbuns ilustrados, em que cada leitor através da imagem constrói a sua própria história.

Outras histórias fizeram a delícia das famílias que assistiram ao espetáculo: a história sobre o céu e o inferno, contida no “livro colher”, a história da galinha e do ovo do “livro bidé”, a história de um rei à procura de esposa a partir do “livro águia”…

Foi sem dúvida um dia de festa na Biblioteca Municipal Miguel Torga e na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho onde as palavras, as expressões e emoções, a imaginação e a leitura foram uma constante. Um dia em que se assinalou da melhor maneira o dia Mundial do Livro, recordando que independentemente do seu suporte, os livros continuam a ser a essência da sua existência.