ENCONTRO ANUAL LEITURA DAS MEMÓRIAS: uma festa de partilha e muito calor humano
“De coração cheio” ou “hoje fui e vou feliz” foram algumas das expressões ouvidas no final do Encontro Anual do projeto “Leitura das Memórias”, que se realizou no passado dia 25 de janeiro, no multiusos da Cerâmica Arganilense e que reuniu utentes e colaboradores da quase totalidade dos lares e centros de dia do Concelho de Arganil.
Foi de facto uma tarde cultural única, em que o contributo de cada instituição transformou este dia numa verdadeira festa de convívio, partilha, união e confraternização.
Conduzidos pelo técnico Jorge Abílio, responsável pela dinamização do projeto, utentes e colaboradores da Santa Casa Misericórdia de Arganil e Centro de Dia das Secarias, do Centro Social da Freguesia de Cepos, da Assistência Folquense, do Centro Social Paroquial de Sarzedo, da Santa Casa Misericórdia de Vila Cova de Alva, do Centro Social Paroquial de Benfeita, do Centro Social Paroquial de Coja e da Estrutura Residencial Divino Salvador – Pombeiro da Beira, subiram ao palco apresentando canções e lengalengas, poemas e canções, pequenas dramatizações, filmes e dança, contagiando os presentes com alegria e boa disposição.
O evento contou ainda com o valioso apoio da voluntária da leitura, Conceição Santos e com a participação de Aurora Martins, no papel de Tia Maria Cá da Terra.
À semelhança do sucedido na edição de 2023, também os jovens da Missão País marcaram presença nesta festa, tendo presenteado os presentes com o hino da missão e a leitura do “poema dedicado ao idoso” de autoria desconhecida.
No encontro esteve também presente a Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis, que encerrou o evento agradecendo a presença de todos, expressando o seu agrado perante uma tarde cultural tão rica, que mais uma vez reforça a importância de dar continuidade a este projeto, lendo e resgatando memórias, preservando-as para transmitir as gerações vindouras.
O convívio terminou com a partilha de um festivo lanche partilhado com as iguarias que cada instituição trouxe.