ENTREVISTA COM A RESPONSÁVEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR DO SARZEDO

A Biblioteca da Escola do 1º Ciclo de Sarzedo foi criada em 1998, tendo sido inaugurada em 1999. A primeira responsável pela Biblioteca foi a Prof. Conceição Caldeira, seguida da prof. Maria de Jesus. Hoje a Biblioteca está sob a responsabilidade da prof. Anabela Seco que tem desenvolvido no concelho um trabalho de charneira nas bibliotecas escolares, tendo já ocupado este lugar nas Bibliotecas das Escolas do 1º ciclo de Arganil e S. Martinho.

 

O que é para si trabalhar numa escola com biblioteca escolar?

As Bibliotecas das escolas por onde passei, têm sido sempre um desafio e pontos de encontro com várias atividades que se desenvolvem no âmbito curricular e também como uma forma de lazer, prazer e gosto pela leitura. Aprendi sempre muito com as Bibliotecas, transmitem-me muitos conhecimentos e guardo de todas muitas histórias, recordações e atividades que nelas vivi. Bibliotecas diferentes na sua aparência, umas das outras, mas com o mesmo tronco, e as equipas a seiva com mil ideias maravilhosas para desenvolver e que estação após estação embelezavam e criavam lindas copas frondosas, robustas, verdejantes, perfumadas e floridas para as nossas crianças.

 

Considera a Biblioteca um instrumento de apoio pedagógico nas matérias leccionadas em ambiente sala de aula? De que forma?

A Biblioteca, não me canso de repetir e sentir, é uma janela aberta para o mundo e um tesouro que devemos muito bem guardar, com todas as nossas “forças”, para nos apoiar e ajudar a viver cada vez com mais harmonia neste mundo, por vezes, tão desigual; alimentá-las com novos títulos e documentos de variado suporte é um investimento a longo, longo prazo, decidir que é ela que comanda a escola e que deve ser através dela que os primeiros passos na pesquisa se dão é uma opção de todos os que dela se servem, os professores e educadores ajudando e guiando as crianças.

O que pensa sobre a vertente lúdica, actividades de promoção do livro e da leitura na BE?

Preparamo-nos para realizar pela 5ª vez a semana da Leitura, este ano dias 19 a 23 de Março, uma atividade neste âmbito e que representa a grande festa desta casa dos livros, a vertente lúdica permite que os alunos aprendam de outra forma e com outros suportes, seguindo sempre a orientação e programação dos técnicos e a leitura que de uma forma periódica ajuda a conhecer cada vez mais autores e ilustradores, portugueses e estrangeiros.

De que forma os alunos de Folques vêem e utilizam a Biblioteca escolar?

Os alunos da EB e do JI do Sarzedo têm um calendário de visitas semanais, vêem-na também, como um espaço não só lúdico, mas prazeroso, uma vez que requisitam com agrado e frequência os livros, aceitando as propostas de leitura dos adultos e participando em todas as atividades com muito entusiasmo.

Acha que a biblioteca escolar deve estar aberta à comunidade escolar?

A Biblioteca está aberta à comunidade escolar e deve continuar a servi-la, pois considero que este passo foi muito importante.

 

Se pudesse alterar alguma coisa na Biblioteca da sua escola, o que faria?

Coloria a biblioteca, teria uma técnica sempre como “guardiã do nosso tesouro”, travaria esforços para que os nossos superiores percebessem que o responsável pelas bibliotecas tem que ter mais horas para dedicarem a este espaço e a todas as atividades e em todas as bibliotecas montava arquivo e uma oficina de restauros.

De uma forma geral, como caracteriza os seus alunos em relação aos hábitos de leitura e gosto de ler?

Os alunos da nossa Escola e do nosso Jardim, gostam de ler, têm hábitos de leitura, são responsáveis com os livros e tratam-nos com delicadeza.