
Sabes quem é Lewis Carroll?
Lewis Carroll era o pseudónimo de Charles Lutwidge Dodgson, um escritor, poeta, matemático, lógico e fotógrafo inglês. Nascido em Inglaterra, em 1832, adorava aprender coisas novas. Quando cresceu, estudou na prestigiada universidade de Oxford, onde mais tarde lecionou matemática.
Gostava de muitas coisas: lógica, matemática, escrita de histórias e até fotografia. Foi sob o nome de Lewis Carroll que começou a escrever.
Um dia, tornou-se amigo de uma família com três filhas. Uma delas chamava-se Alice Liddell e foi ela que o inspirou a escrever uma das histórias mais famosas de sempre: Alice no País das Maravilhas, publicada em 1865. O livro foi um sucesso tão grande que Carroll escreveu uma continuação, intitulada Através do Espelho e o que Alice Encontrou Lá.
As histórias de Lewis Carroll parecem feitas para crianças, repletas de aventuras loucas, criaturas estranhas e muita imaginação. No entanto, também contêm ideias inteligentes sobre lógica e linguagem, como se fossem pequenos puzzles escondidos nas palavras!
Além de escrever, Carroll adorava tirar fotografias. Ficou conhecido por fotografar pessoas importantes da época, como artistas, escritores, poetas, religiosos, cientistas e professores.
Além da ficção, escreveu várias obras científicas sob o seu verdadeiro nome, nomeadamente Euclides e os seus Rivais Modernos, Lógica Simbólica e O Jogo da Lógica, pois era apaixonado por problemas e desafios.
Lewis Carroll faleceu a 14 de janeiro de 1898, mas as suas histórias continuam a fazer sonhar crianças de todo o mundo. Alice no País das Maravilhas, permanece viva na imaginação de muitos leitores e é atualmente, um dos livros mais queridos da literatura infantil.
Alguns dos livros da autoria de Lewis Carroll disponíveis na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil:
Tradução de Maria Filomena Duarte
Editado pela Dom Quixote em 2018.

Ilustração de Henri Galeron.
Editado pela Contexto em 1983
Aventuras de Alice no país das maravilhas
Ilustração de John Tenniel.
Editado pela Presença em 1986.
Tradução de Maria Mercês Mendonça Soares.
Editado pela Verbo, [19–?].
Alice’s adventures in wonderland
Ilustração de Helen Oxenbury.
Editado pela Walker Books em 2014
Boas Leituras!
Sabias que…
– Pablo Picasso foi um dos mais importantes artistas do século XX. Nasceu em Málaga, a 25 de outubro de 1881, e morreu a 8 de abril de 1973. O pintor espanhol é um dos “pais” do cubismo.
– Tinha apenas 8 anos quando pintou um pequeno quadro a óleo, intitulado “Picador” que retrata uma cena de tourada.
– O pai também era pintor, mas, quando viu que o filho, com apenas 15 anos, já pintava melhor, acabou por desistir da carreira.
– O pintor gostava de vestir camisolas às riscas horizontais, brancas e azuis. Esta peça de roupa era usada pelos marinheiros da Bretanha, em França, mas Picasso “adotou-a” e tornou-a famosa.
– “Guernica” é uma das suas mais famosas obras. “Guernica” é o nome de uma cidade espanhola, que foi bombardeada durante a segunda guerra Civil de Espanha, em 1937. O quadro está exposto no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
Fonte: Visão Júnior, nº 227
A cozinheira de Castamar
Um livro de Fernando J. Múñez. Editado pela Porto Editora em 2020
Espanha, 1720
Clara Belmonte é uma jovem de uma família abastada que, após a morte do patriarca, um dos mais prestigiados médicos de Madrid, se vê cair na mais completa pobreza.
Apesar da educação primorosa que recebeu, Clara precisa de uma forma de sustento e acaba por se candidatar a um trabalho nas cozinhas do palácio ducal de Castamar, que conquista graças ao talento para a culinária que herdou da mãe.
Clara não é bem recebida nos primeiros tempos. A sua eloquência, bem como o rigor na limpeza das cozinhas e a ousadia no requinte dos pratos, depressa a elevam na atenção dos habitantes da casa e no ciúme dos colegas de trabalho.
Mas é Dom Diego, o duque de Castamar, quem Clara mais impressiona. Arrancando-o à apatia absurda em que vive desde o estranho falecimento da mulher, a jovem cozinheira fá-lo derrubar todas as barreiras, despertando-lhe o palato, o intelecto e, por fim, o coração.”
O Autor:
Fernando J. Múñez (Madrid, 1972) descobriu o encanto pela escrita ainda criança. Com 14 anos iniciou o seu primeiro romance e, aos 18, desenvolveu os primeiros guiões de cinema. Depois de se licenciar em Filosofia, iniciou a sua carreira como realizador de publicidade, acumulando os anúncios com curtas-metragens, e completando a formação académica em Cinematografia nos Estados Unidos. Em 2012 realizou Las nornas, exibido no Festival de Cinema de Alicante e na Seminci (Semana Internacional de Cinema) de Valladolid.
“A Cozinheira de Castamar” foi o seu primeiro romance, adaptado à televisão e em exibição na Netflix.
Fonte: contracapa e badana do livro
Livro disponível na rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Aceda ao nosso catálogo e faça já a sua reserva!
Boas Leituras!
Vê lá se sabes
1 – O Dia Mundial do Braille comemora-se a 4 de janeiro. Trata-se de um código que pode ser aplicado às diferentes línguas, possibilitando às pessoas com deficiência visual ler e escrever num determinado idioma. Nesta data, assinala-se o nascimento do seu criador. Como se chama?
– Loius Braille
– Antoine Braille
2 – No dia 14 de janeiro de 1898 faleceu o escritor e matemático Lewis Carroll. É mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro:
– Alice no País das Maravilhas

– Maldita matemática
3 – A 19 de Janeiro de 1923 nascia na Beira Baixa o poeta Eugénio de Andrade. Qual dos seguintes títulos é da sua autoria?
– Aquela Nuvem e Outras
– A nuvem e o caracol
Envia as tuas respostas para bib-arganil@cm-arganil.pt e terás uma surpresa!
Para saberes mais podes consultar os seguintes sites:
Braille:
https://www.aaica.pt/saude-e-servicos/reabilitacao/braille/
https://www.acapo.pt/deficiencia-visual/perguntas-e-respostas/braille
Lewis Carroll:
https://www.ebiografia.com/lewis_carroll/
https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~ommartins/seminario/alice/lewis_carroll.htm
Eugénio de Andrade:
https://www.ebiografia.com/eugenio_de_andrade/
http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=8993
O Livro negro das cores
Texto e ilustração de Corinna Luyken
Editado pela Fábula em 2023
Começa assim:
Segundo o Tomás, o amarelo sabe a mostarda, mas é macio como as penas dos pintainhos.
O vermelho é ácido como o morango e doce como uma melancia, mas dói quando aparece no joelho arranhado.
O castanho estala debaixo dos seus pés quando as folhas estão secas. Às vezes cheira a chocolate, outras vezes cheira muito mal.
(…) No entanto, se as nuvens o cobrem e começa a chover, fica branco.
Fonte: interior do livro
A subtileza deste livro demonstra a beleza da perceção do mundo através dos nossos sentidos e na sua complementaridade. Convidando-nos a refletir sobre como será aquilo que nos rodeia para quem não vê, esta grande obra obriga-nos a reformular o mundo através dos seus cheiros, sabores, texturas, sons; a recriar, de forma imaginativa, as coisas que nos envolvem. Excetuando o texto, todo o livro é negro. No entanto, as ilustrações em alto relevo e o texto em braille, permitem experimentar as texturas e jogar com as descrições poéticas das cores.
Fonte: Wook
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
A história de Hellen Keller
Texto de Lorena A. Hickok
Editado pela Europa América em 1972
Nascida no Sul dos estados Unidos (…) Helen Keller é cega, surda e muda. Mergulhada numa noite irremediável, o seu destino parece traçado: irá crescer e viver como um animalzinho, sem poder comunicar com os outros seres humanos. É então que uma preceptora maravilhosa vai consagrar-se inteiramente à tarefa de a guiar, através do simples tato – a mais estreita vereda que se pode imaginar… – em direção ao conhecimento do mundo. Graças a um alfabeto parecido com o de Morse e transmitido por pequenos toques na mão da pequenita, Ann Sullivan ensina-lhe a pouco e pouco as noções das coisas e também a leitura e a escrita pelo método Braille.
E assim Hellen conseguirá aprofundar a tal ponto os seus estudos que chegará mesmo a obter um diploma universitário. Essa extraordinária aventura espiritual – que inspirou uma peça de teatro celebre, O Milagre de Ann Sullivan – vai certamente apaixonar os leitores.
Fonte: contracapa do livro
Uma história verdadeira e encantadora que revela a coragem e a incessante vontade de conhecer e saber.
A história das cores
Texto de Clive Gifford e ilustrações de Marc-Etienne Peintre
Editado pela Booksmile em 2019.
Vencedor do prémio Blue Peter para Melhor Livro de Conhecimento
Porque é que os imperadores romanos se vestiam de roxo? Que cor é produzida com escaravelhos esmagados?
Porque é que o rio que banha Chicago, nos EUA, é tingido de verde?
Descobre as respostas a estas e muitas outras perguntas numa viagem fascinante que explora o papel que cada cor desempenhou na história! Com ilustrações vibrantes e apelativas, e curiosidades sobre os tons de cores mais marcantes, este livro vai inspirar a tua veia artística. Do vermelho-escarlate ao verde-cinza, todas as cores têm uma história para contar!
Fonte: contracapa do livro
Obras disponíveis na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
INFANTIL
| A viagem de Vasco da Gama: http://nonio.eses.pt/gama/ | Junior: www.junior.te.pt |
| Badoca Parque: http://www.badoca.com/ | Ruca: http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/ruca/ |
| Noddy: http://www.noddy.com/index_all.php?country=pt | Sitio dos miúdos: www.sitiodosmiudos.pt |
| Vídeos/canções infantis: https://www.leme.pt/criancas/ | Disney: www.disney.pt |
REVISTAS ONLINE
| VISÃO JÚNIOR: https://visao.sapo.pt/visaojunior/ | O NOSSO AMIGUINHO: http://www.nossoamiguinho.pt/ |
JORNAIS ONLINE
| Diário de Noticias: http://www.dn.pt/inicio/default.aspx | Jornal de Noticias: http://www.jn.pt/paginainicial/ |
| Correio da Manhã: http://www.cmjornal.xl.pt/ | Diário de Coimbra: http://www.diariocoimbra.pt/ |
| Diário das Beiras: http://www.asbeiras.pt/ |
PESQUISA DE LIVROS
| Catalogo Concelhio de Arganil: http://catalogorbca.cm-arganil.pt/Pacwebv3/ |
| Biblioteca Nacional de Portugal: http://www.bnportugal.pt |
| A Base Nacional de Dados Bibliográficos PORBASE – é o Catálogo Colectivo em Linha das Bibliotecas Portuguesas http://porbase.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1311373D130Q3.129223& profile=porbase&menu=search&ts=1311373513125#focus |
| Casa da Leitura: http://www.casadaleitura.org/ |
| The European Library: http://search.theeuropeanlibrary.org/portal/en/index.html |
PAIS E PROFESSORES
| Ministério da Educação www.min-edu.pt |
| Conselho Nacional de Educação www.cnedu.pt |
| UNESCO http://portal.unesco.org |
| Comissão Parlamentar de Educação e Ciência http://www.parlamento.pt/sites/com/XILeg/8CEC/Paginas/default.aspx |
| União Europeia – Educação e Formação http://europa.eu/pol/educ/index_pt.htm |
| Plano Nacional de Leitura http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php |
| Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e documentalistas http://www.apbad.pt |
| Permutas de Professores Online http://www.permutasdeprofessores.com |


Sabes quem é Lewis Carroll?
A cozinheira de Castamar
O Livro negro das cores
A história de Hellen Keller
A história das cores




