
Maria Alberta Menéres
Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia, no dia 25 de agosto de 1930. Estudou Ciências Histórico-Filosóficas e foi professora em várias escolas.
Entre 1974 e 1986, trabalhou na televisão (na RTP), onde foi responsável por programas dedicados a crianças e jovens. Também criou e produziu muitos desses programas!
Ao longo da vida, traduziu livros, escreveu peças de teatro e poemas — tanto para crianças como para adultos. Escreveu mais de 100 livros infantis e juvenis! Em 1986, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, como reconhecimento pela sua grande obra. Em 2010, foi condecorada com a Ordem de Mérito Civil, no grau de Comendador. Maria Alberta Menéres faleceu a 15 de abril de 2019, com 88 anos, mas as suas histórias continuam a encantar leitores de todas as idades!
Como comecei a escrever para crianças?
Eu nunca tinha pensado em escrever para crianças. Desde sempre me preocupei muito com a minha poesia e com o estudo da poesia contemporânea.
A minha infância cheia de pequeninas-grandes aventuras era uma recordação boa mas longínqua. Até que um dia acordei com febre: era uma vulgaríssima gripe! Só que uma gripe era para mim, de tão rara sempre que aparecia, uma coisa até muito divertida. No fundo, uma oportunidade para ficar alguns dias de cama e saber que alguém ia cuidar de mim. Lembro-me que, quando criança, como era muito raro estar doente, de vez em quando dizia para os meus pais: «Amanhã faz de conta que estou doente! Quero canja e que me contem histórias todo o dia!».
Assim, quando naquele dia de Dezembro de 1964 percebi que estava com gripe, fiquei toda contente! Ia poder ficar muito quietinha a sentir as horas a passar muito devagar ao longo do dia, e ia poder olhar à vontade para o tecto e para as folhas da velha árvore do outro lado da janela do quarto.
Quando as minhas duas filhas pequeninas partiram para o colégio, prometi que, quando voltassem a casa, teria qualquer coisa para lhes contar. E assim foi, quando vi que elas estavam quase a chegar, rabisquei umas linhas à pressa, a que chamei poesia. Quando lhes li o que tinha escrito para elas, senti-me perfeitamente frustrada: não era aquilo que quereria ter escrito.
O que seria então? O que poderia escrever que lhes trouxesse algo de novo e de vivo e que valesse mesmo a pena? No dia seguinte, fiz um esforço de entendimento das coisas simples.
E à noitinha, eu e as minhas filhas gostámos do que eu tinha inventado para lhes ler! Foi assim que percebi como escrever para crianças era afinal um tremendo desafio: uma fuga à facilidade, a urgência de uma análise e de uma síntese para construir a clareira onde o sentido das coisas tem o seu lugar próprio. E desde aqueles três dias de gripe que me divirto a descobrir esta outra forma de poesia (ou de atenção ao mundo em que vivemos).
In “De que são Feitos os Sonhos:
A Antologia Diferente”, Coordenação de Luísa Ducla Soares. Editado pela Areal Editores em 1985.
Livros da autoria de Maria Alberta Menéres disponíveis na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil:
Ilustrações de Isabel Lobinho
Editado pela ASA em 1996
Ilustrações de Carlos Barradas.
Editado pela Plátano em [19-?]
Ilustrações de Carlos Barradas
Editado pela Edições Latinas em 1985.
Ilustrações de António Modesto
Editado pelos Livros Horizonte em 1985.
Histórias de Tempo Vai e Tempo Vem
Ilustrações de Vitor Simões
Editado pela Desabrochar em 1988
No coração do trevo: poesia para crianças
Ilustrações de Maria João Lopes
Editado pela Verbo em 1992
Ilustrações de Marcello Urgeghe
Editado pela ASA em 1985
Editado pela Afrodite em 1968
Boas Leituras!
Sabias que…
– Apesar de representar apenas cerca de 2% do teu peso, o cérebro consome aproximadamente 20% da energia do teu corpo!
– Se fizesses um “cordão” com todos os teus neurónios (células do cérebro), ele teria 860 quilómetros, ou seja, quase daria para atravessar toda a Península Ibérica, de Lisboa a Valência!
– O nosso cérebro está tão ocupado quando dormimos como quando estamos acordados? Sim! É por isso que sonhamos todas as noites — mesmo que nem sempre nos lembremos dos sonhos.
Fonte: Miolos a ferver! in “Visão Júnior”, nº 249 (abril 2025)
Tarde Demais
Um livro de Colleen Hoover. Editado pela Topseller em 2024
Uma perigosa teia de amor obsessivo da qual é preciso escapar antes que seja tarde demais
Decidida a fazer de tudo para proteger as pessoas que ama, Sloan encontrou em Asa Jackson o apoio financeiro para ajudar a família e a estabilidade de que tanto necessitava. Mas o facto de Asa ser um reconhecido traficante de droga fez com que Sloan se visse obrigada a pôr muitas vezes em causa os seus princípios morais.
Com Sloan cada vez mais dependente dele, Asa começou a desenvolver por ela uma verdadeira obsessão, levando-a a recear esta perturbadora relação, a cada dia mais tóxica e perigosa e sem saída à vista. Quando o misterioso Carter entra em cena, Sloan sente que algo estás prestes a mudar, mas nada lhe garante que ele não seja apenas mais um dos cúmplices de Asa. Poderá Sloan confiar nele e enfrentar Asa, sabendo os riscos que corre? Ou estará ela já demasiado enredada em toda esta teia?
Fonte: contracapa do livro
Colleen Hoover
Esta autora norte-americana tornou-se um fenómeno internacional, conquistando leitores em diversos países com os seus livros de enorme sucesso. As suas obras já foram traduzidas para cerca de 30 línguas, tocando o coração de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, a editora Topseller é responsável pela publicação da sua extensa bibliografia.
Nasceu e cresceu numa quinta no Texas, casou-se aos 20 anos e licenciou-se em Serviço Social. Durante a sua carreira, trabalhou nos Serviços de Proteção de Crianças e completou formações em Educação Especial e Nutrição Infantil. Em 2015, criou o The Bookworm Box, um clube de subscrição que oferece livros autografados pelos respetivos autores, destinando os fundos angariados a instituições de solidariedade social.
Para saber mais sobre a autora:
Livro disponível na Rede de Bibliotecas do concelho de Arganil
Aceda ao nosso catálogo e faça já a sua reserva!
Boas Leituras!
Vê lá se sabes
1 – O escritor Miguel Torga, pseudónimo do médico Adolfo Correia Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907 e é o patrono da Biblioteca Municipal de Arganil.
– Verdadeiro
– Falso
2 – Dia 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia. A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida por Joseph Nicéphore Niépce. Em que ano?
– 1826
– 1876
3 – O livro “Luzes na floresta” é da autoria de David Litchfield. Como se chama o ilustrador deste livro, editado pela Fábula em 2022?
– Lucy Rose
– David Litchfield
Envia as tuas respostas para bib-arganil@cm-arganil.pt e terás uma surpresa!
Para saberes mais podes consultar os seguintes sites:
Fotografia:
https://ensina.rtp.pt/artigo/vamos-tirar-fotografias/
https://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-e-a-arte/
https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/qual-e-primeira-fotografia-ja-tirada.phtml
Miguel Torga:
https://bibliotecas.cm-arganil.pt/patrimonio-concelhio/personalidades-do-concelho/miguel-torga/
https://www.espacomigueltorga.pt/p70-miguel-torga-vida-e-obra-pt
https://ensina.rtp.pt/artigo/casa-museu-miguel-torga/
David Litchfield:
https://www.davidlitchfieldillustration.com/
https://biblioactivaler.blogspot.com/2019/04/o-urso-o-piano-o-cao-e-o-violino-um.html
O grande livro das flores
Texto e ilustrações de Yuval Zommer
Editado por Bizâncio em 2020
Começa assim:
FAMÍLIAS DAS FLORES
Como as flores têm família?
Podem não ter irmãos, irmãs ou outros pais, mas todas as flores estão agrupadas em famílias, baseadas nas características que têm em comum, como o local onde cresce e o seu aspecto.
Família das margaridas: Os girassóis, as margaridas, os dentes-de-leão e os malmequeres fazem parte de uma das maiores famílias de plantas.”
Família com frutos: As framboesas, as maças e as cerejas fazem parte de uma família tal como as amêndoas e as rosas. (…)
Fonte: interior do livro
O que são as plantas carnívoras?
Qual o tamanho de um nada gigante?
Os gatos dão flor?
Encontrarás neste livro a resposta a estas perguntas espinhosas, e muitas outras. Vê também com atenção as imagens. Consegues encontrar os quinze bolbos escondidos?
Conhecerás toda a espécie de coloridas, estranhas e maravilhosas flores e plantas de todo o mundo.
Fonte: contracapa do livro
A vida selvagem na cidade
Texto de Ben Hoare e ilustrações de Lucy Rose
Editado pela Lilliput em 2021
Vem conhecer os animais selvagens com quem partilhamos as nossas cidades.
As cidades são locais movimentados, onde residem milhares de pessoas. Mas há muitos outros habitantes nas zonas urbanas. As ruas, os edifícios, os parques, os rios e os jardins são também o lar de várias espécies de animais selvagens, como doninhas, pinguins, pumas, guaxinins e muitos outros. Vais reconhecer alguns… na tua própria casa!
Este livro revela os animais que vivem lado a lado com os humanos, em grandes cidades como Nova Iorque, Londres, Tóquio, Singapura, Mumbai ou Rio de Janeiro. Onde quer que estejas no mundo, passarás a ver a vida nas cidades de uma forma muito mais entusiasmante, pois estarás sempre alerta para a maravilhosa vida selvagem em teu redor.
O prestigiado jornalista Ben Hoare foi editor da revista BBC Wildlife e é uma das 15 pessoas que receberam a Medalha Dilys. Este reconhecimento é atribuído a comunicadores cuja paixão e empenho pela vida animal ajudam esta causa a chegar a novos públicos.
Fonte: contracapa do livro
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Luzes na floresta
Textos e ilustrações de David Litchfield
Editado pela Fábula em 2022.
Um dia, quando a Helena ainda era criança, saiu de casa e foi para a floresta. Sentada na Grande Rocha, observava o céu planejado e sonhava poder viajar no espaço e conhecer seres de outros planetas. Queria descobrir as maiores maravilhas junto das estrelas estendidas que admirava da Terra.
Quando uma nave espacial aterra ali perto, ela nem quer acreditar. Mas é apenas depois de viajar pelo espaço que percebe que aquilo que procurava estava mais perto do que pensava.
Uma história feliz e nostálgica, com espírito caloroso e reconfortante, sobre laços familiares e a disponibilidade para acolhermos sempre novos amigos no coração.
Fonte: Wook
Obras disponíveis na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
INFANTIL
A viagem de Vasco da Gama: http://nonio.eses.pt/gama/ | Junior: www.junior.te.pt |
Badoca Parque: http://www.badoca.com/ | Ruca: http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/ruca/ |
Noddy: http://www.noddy.com/index_all.php?country=pt | Sitio dos miúdos: www.sitiodosmiudos.pt |
Vídeos/canções infantis: https://www.leme.pt/criancas/ | Disney: www.disney.pt |
REVISTAS ONLINE
VISÃO JÚNIOR: https://visao.sapo.pt/visaojunior/ | O NOSSO AMIGUINHO: http://www.nossoamiguinho.pt/ |
JORNAIS ONLINE
Diário de Noticias: http://www.dn.pt/inicio/default.aspx | Jornal de Noticias: http://www.jn.pt/paginainicial/ |
Correio da Manhã: http://www.cmjornal.xl.pt/ | Diário de Coimbra: http://www.diariocoimbra.pt/ |
Diário das Beiras: http://www.asbeiras.pt/ |
PESQUISA DE LIVROS
Catalogo Concelhio de Arganil: http://catalogorbca.cm-arganil.pt/Pacwebv3/ |
Biblioteca Nacional de Portugal: http://www.bnportugal.pt |
A Base Nacional de Dados Bibliográficos PORBASE – é o Catálogo Colectivo em Linha das Bibliotecas Portuguesas http://porbase.bnportugal.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1311373D130Q3.129223& profile=porbase&menu=search&ts=1311373513125#focus |
Casa da Leitura: http://www.casadaleitura.org/ |
The European Library: http://search.theeuropeanlibrary.org/portal/en/index.html |
PAIS E PROFESSORES
Ministério da Educação www.min-edu.pt |
Conselho Nacional de Educação www.cnedu.pt |
UNESCO http://portal.unesco.org |
Comissão Parlamentar de Educação e Ciência http://www.parlamento.pt/sites/com/XILeg/8CEC/Paginas/default.aspx |
União Europeia – Educação e Formação http://europa.eu/pol/educ/index_pt.htm |
Plano Nacional de Leitura http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php |
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e documentalistas http://www.apbad.pt |
Permutas de Professores Online http://www.permutasdeprofessores.com |