
Conheces a LJ Smith?
O nome completo dela era Lisa Jane Smith, mas ficou conhecida no mundo dos livros como LJ Smith – uma autora americana muito popular entre os jovens fãs de fantasia, romance e terror.
As suas histórias estão cheias de personagens humanos e sobrenaturais, com conflitos entre o bem e o mal, luz e escuridão. Muitas vezes, há um vilão misterioso a tentar seduzir a heroína para o lado negro… mas também há espaço para redenção, surpresas e, claro, romances intensos e mágicos. A sua famosa série O Mundo da Noite, por exemplo, fala sobre almas gémeas e mundos secretos cheios de conspirações.
Lisa Jane Smith nasceu a 4 de setembro de 1958, na Califórnia, e desde pequena sonhava ser escritora. Contava que tudo começou quando uma professora elogiou um poema (que ela própria dizia ser “horrível”) — mas foi o suficiente para despertar a paixão pela escrita! Estudou Psicologia e formou-se também como professora de educação básica e especial. Antes de se dedicar aos livros, deu aulas durante alguns anos.
O seu primeiro livro, The Night of the Solstice, foi publicado em 1987. Depois disso, lançou vários sucessos como a série Diários do Vampiro (sim, o mesmo que inspirou a série de TV!), O círculo secreto, The Forbidden Game e Dark Visions. Em 1998, fez uma pausa na escrita que durou cerca de dez anos, mas regressou em 2008 com novas histórias e relançamentos dos seus livros mais famosos.
LJ Smith faleceu a 8 de março de 2025, em Walnut Creek, Califórnia. Tinha 66 anos.
Deixou um enorme legado literário e milhares de fãs espalhados pelo mundo. As suas histórias continuam a inspirar novas gerações de leitores que, como ela, acreditam no poder da imaginação.
Para saberes mais sobre esta autora consulta:
https://www.imdb.com/name/nm3468606/bio/?ref_=nm_ov_bio_sm
Obras da autora disponíveis na REDE DE BIBLIOTECAS DO CONCELHO DE ARGANIL:
O vampiro secreto. 1ª ed. Lisboa: Planeta, 2010. 251 p. ISBN 978-989-657-059-0
Fúria. 2ª ed. Lisboa: Planeta, D. L. 2009. 258 p. ISBN 978-989-657-039-2
As filhas das trevas. 1ª ed. Lisboa: Planeta, 2010. 262 p. ISBN 978-989-657-071-2
Reunião Sangrenta. 2ª ed. Lisboa: Planeta, D. L. 2010. 290 p. ISBN 978-989-657-049-1
Despertar. 4ª ed. Lisboa: Planeta, D.L. 2010. 271 p. ISBN 978-989-657-013-2
A caçadora. 1ª ed. Lisboa: Planeta, 2010. 254 p. ISBN 978-989-657-124-5
A escolhida. 1ª ed. Lisboa: Planeta, 2010. 235, [4] p. ISBN 978-989-657-086-6
Damon, almas sombrias. 1ª ed. Lisboa: Planeta, 2011. 396 p. ISBN 978-989-657-180-1
Aurora Negra. 1ª ed. Lisboa: Planeta, 2010. 262 p. ISBN 978-989-657-143-6
Conflito. 3ª ed. Lisboa: Planeta, D. L. 2010. 265 p. ISBN 978-989-657-021-7
Damon o regresso. 2ª ed. Lisboa: Planeta, D. L. 2010. 399 p. ISBN 978-989-65
21 de setembro – Dia Internacional da Paz
Sabias que o Dia Internacional da Paz é celebrado anualmente em todo o mundo a 21 de setembro?
Este dia foi estabelecido em 1981, através da Resolução 36/67, da Assembleia Geral das Nações Unidas, e visa assinalar o poder da solidariedade global para a construção de um mundo pacífico e sustentável. Em 2025 o tema é: “Agir Agora por um Mundo Pacífico. A paz não é apenas um ideal: é um apelo à ação”. As barreiras da paz são complexas e abruptas – nenhum país pode resolvê-las sozinho, pois isso exige novas formas de solidariedade e ação conjunta, que deve ser iniciado o mais cedo possível.
O Dia Internacional da Paz é celebrado de várias formas em todo o mundo
- O principal objetivo deste dia é promover a paz e consciencializar a humanidade sobre os desafios e obstáculos que são enfrentados para estabelecer a paz no mundo.
- É incentivado que nesta data as pessoas, as comunidades e os governos participem em ações que fomentem a paz, priorizando o diálogo, a resolução de conflitos e a promoção da tolerância e do respeito mútuo.
- Neste dia, acontecem mundialmente uma série de atividades e eventos, desde campanhas de sensibilização a atos de solidariedade que visam construir um mundo mais pacífico e sustentável para todas as gerações.
Fonte: https://unric.org/pt/dia-internacional-da-paz/
https://www.twinkl.pt/event/dia-internacional-da-paz-2025
Queres saber mais? Aqui ficam alguns sites que podes visitar:
https://eusinto.me/bem-estar-e-saude-psicologica/relacoes-e-comunidade/psicologia-a-construir-a-paz/
https://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-internacional-da-paz.aspx
Podes também requisitar na Biblioteca um dos seguintes livros relacionados com o tema:
SABIAS QUÊ?
Sabes qual o número de formigas na Terra?
Por cada ser humano, na Terra, existem 2,5 milhões de formigas!
E se as formigas decidirem assumir o controlo?… Será que cada ser humano é forte o suficiente para combater sozinho 2,5 milhões de formigas?
Para saberes mais, consulta:
https://rfm.pt/atualidade/16144/11-estranhas-curiosidades-que-podem-mudar-a-tua-visao-sobre-o-mundo
Está na hora, Stefan, pensou Elena. E, com enorme delicadeza, atraiu de novo a boca dele para baixo, desta vez para a sua garganta.
Na Itália renascentista, os irmãos Stefan e Damon Salvatore enfrentam-se pelo amor de uma jovem. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo por Elena Gilbert, uma das suas colegas de liceu, que desconhece a sua verdadeira identidade.
Stefan Salvatore, o novo aluno de Fell’s Church, arrasta com ele um passado misterioso, e também alguém que apenas deseja vingança, o seu irmão Damon: são mais do que irmãos de sangue e o seu ódio ultrapassa as barreiras do tempo… Agora procuram reproduzir um mortífero triângulo amoroso que tem no centro Elena, a jovem mais popular do liceu.
Fonte: Contracapa do Livro, “Despertar”
Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil
Aqui ficam as nossas sugestões de sites que te poderão dar algumas dicas nos teus estudos e também te podem dar sugestões para a ocupação dos teus tempos livres.
Conselho Nacional de Juventude foi criado em 1985, com estatuto jurídico aprovado pela Assembleia da República, através da Lei 1/2006. Desde a sua criação é a plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional e de todos os jovens, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais)
Instituto Português da Juventude – O portal do Instituto português da Juventude é uma ferramenta para veicular informação e pretende ser uma referência para jovens portugueses na satisfação das suas necessidades de informação, e ainda como o local de partida na busca de soluções e de respostas para o conjunto de desafios que se colocam às novas gerações.
Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
Cultura Científica em Portugal |Fundação Francisco Manuel dos Santos (ffms.pt) – Qual o estado da cultura científica em Portugal? Como é feita a divulgação científica no nosso país? Que instituições se dedicam a essa tarefa? Que investimento é feito nela? Que resultados obtêm? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da autoria de António Granado e José Vítor Malheiros, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
http://www.forum.pt/ – Site dedicado aos alunos do ensino secundário e ensino superior, com informação diversa e possibilidade de participar em fóruns sobre diversos temas, tais como, música, cinema, aventura e lazer, ambiente, etc.
http://www.cienciaviva.pt/ – Site da agência nacional para a cultura científica e tecnológica
ESL Lesson Plans, Printables, Games, Materials for Teaching English | ESL Lounge (esl-lounge.com) – Site que inclui exercícios, utilidades, links e curiosidades para a disciplina de inglês. Destinado a professores e alunos.
www.prof2000.pt/users/tcaetano – Página pessoal da professores de português Teresa Caetano, com exercícios, caminhos para outros sites de leitura e português para estrangeiros e jogos.
http://www.aprendereuropa.pt – Direcionado para a Comunidade Educativa – Alunos, Professores, Pais/Encarregados de Educação e Investigadores – o site “Aprender a Europa” disponibiliza um vasto conjunto de conteúdos, procurando suscitar o interesse sobre a União Europeia.
Seterra – Jogo Geográfico Educativo (geoguessr.com) – jogo destinado às faixas etárias jovens. Permite consolidar conhecimentos geográficos e alguns conhecimentos basilares ainda por adquirir.
http://leituras-cruzadas.blogspot.com/ – Blog da Biblioteca Municipal de Arganil
http://www.blitz.pt – Pura diversão