
As Bibliotecas podem ser uma importante força para o indivíduo conseguir uma transição bem sucedida da infância para a idade adulta, ao fornecer acesso aos recursos em conjunto com o ambiente que irá promover o desenvolvimento intelectual, emocional e social, e propondo uma força positiva para uma alternativa aos problemas sociais.
IFLA/UNESCO, 2001
Jenny Han
Jenny Han nasceu em Richmond, Virginia, nos EUA a 3 de setembro de 1980. É escritora de livros para crianças e adolescentes.
Estudou na Universidade da Carolina do Norte e fez um mestrado em Escrita para Crianças em Nova Iorque, onde mora atualmente.
Fonte: https://topseller.pt/catalogo?q=jenny+han
Livros da escritora editados em Portugal
2017 – O Verão em que me apaixonei / 2018 – Sem ti não há mais Verão / 2018 – P.S. ainda te amo / 2019 – Teremos sempre Verão / 2020 – A todos os rapazes que amei / 2020 – Agora e para sempre / 2020 – Olho por olho
Obras da escritora disponíveis para empréstimo na
Rede de Bibliotecas Públicas de Arganil
Se queres saber mais sobre a escritora consulta:
O Dia Internacional da Mulher tem o objectivo de recordar e celebrar as conquistas das mulheres provenientes dos mais diversos contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos.
A data surgiu pela primeira vez no ano de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça e desde esse ano tem vindo a ser comemorada em vários países do mundo.
Apesar deste dia já ser celebrado desde do início do século XX, a data apenas foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975.
Nos dias de hoje é lembrada, acima de tudo, como um pedido de igualdade e paridade entre géneros, mas no passado nasceu principalmente por questões trabalhistas e sufragistas, em que as mulheres reivindicaram os seus direitos – as condições de trabalho eram desumanas, salários baixos, excesso de horas de trabalho, acrescido do direito a votar.
Fonte: https://unric.org/pt/dia-internacional-da-mulher-porque-e-que-ainda-se-celebra-este-dia/
Como forma de celebrar o dia das Mulheres e principalmente as Mulheres jovens, aqui ficam algumas sugestões de leitura.
Se desejares podes requisitar estes livros na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Recursos online:
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A título de curiosidade deixamos aqui 5 Mulheres portuguesas que precisas de conhecer!
Desde tempos idos que Portugal tem sido agraciado com algumas Mulheres corajosas, poetisas, artistas e músicas, que marcaram épocas e deixaram o seu marco na história. Se não as conheces, esta é oportunidade de conheceres algumas destas grandes mulheres!
Brites de Almeida (1350-?)
É uma figura lendária da História Portuguesa. O seu nome ficou conhecido pelo papel que desempenhou em 1385 na Batalha de Aljubarrota contra as forças castelhanas. Segundo a história, com a sua pá de padeira, Brites matou 7 castelhanos que estavam escondidos num forno de pão, tendo por isso ficado conhecida como a Padeira de Aljubarrota.
Fonte: https://www.visitarportugal.pt/leiria/alcobaca/aljubarrota/brites-almeida
Florbela Espanca (1894 – 1930)
Com uma vida conturbada e cheia de sentimento, Florbela Espanca foi uma das maiores poetisas do nosso país. Na sua curta vida escreveu alguns dos mais belos sonetos e contos, em que revela grande expressividade dramática e uma grande carga emocional. Importantes pelo seu conteúdo lírico, feminino e de certa maneira erótico, ainda hoje perduram na nossa memória
Foi uma das primeiras feministas de Portugal.
Maria Helena Vieira da Silva (Lisboa 1908 – Paris 1992)
Mais conhecida pelo seu apelido, Vieira da Silva, foi uma pintora, ilustradora e escultora portuguesa. Estabeleceu-se como pintora em Paris, onde conheceu o marido Arpad Szenes, e tornou-se uma das artistas abstractas mais celebradas na Europa do pós-guerra, com as suas originais composições geometrizadas. O seu percurso ficaria ainda associado a encomendas importantes de arte pública, a trabalhos de cenografia, tapeçaria, vitral e ilustração. O conjunto da obra foi objecto de repetidas retrospectivas e encontra-se exposto pelo mundo inteiro, com particular realce para o Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, situado em Lisboa.
Fonte: https://gulbenkian.pt/museu/artist/maria-helena-vieira-da-silva/
http://fasvs.pt/museu/historia
Amália da Piedade Rebordão Rodrigues (1920 – 1999)
Mais conhecida por Amália Rodrigues foi uma brilhante cantora, atriz e fadista portuguesa do séc. XX. Tornou-se a Rainha do Fado e é reconhecida como a maior embaixadora do fado no mundo. O legado de Amália ainda hoje é amplamente considerado e adorado por todos, tal era o seu talento. Podemos ouvir a sua voz pelas ruas de Lisboa e prestar-lhe homenagem no Panteão Nacional, onde está sepultada.
Fonte: https://www.museudofado.pt/fado/personalidade/amalia-rodrigues
Rosa Maria Correia dos Santos Mota (1958)
Mais conhecida por Rosa Mota é uma ex-atleta portuguesa, conhecida principalmente por ser campeã a nível olímpico, europeu e mundial da maratona. Representou Portugal nos jogos olímpicos e foi considerada a melhor maratonista de sempre! O povo português refere-se carinhosamente a Rosa como “a nossa Rosinha”, considerando-a das atletas mais importantes do século XX.
Foi distinguida com a Medalha Olímpica Nobre Guedes em 1981.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Mota
Agora e para sempre de Jenny Han
4ª ed. – Amadora: Topseller, 2020
Um excelente romance para Jovens Adultos
Lara Jean atravessa um dos momentos mais emocionantes da sua vida. O namoro com Peter está cada vez mais intenso, o baile de finalistas está à porta, o pai vai voltar a casar e a sua irmã mais velha, Margot, vem passar o verão a casa.
Ainda assim, apesar de tanta coisa estar a acontecer ao mesmo tempo, chegou o momento de escolher uma universidade… e Lara só pensa em frequentar a melhor!
Só que entre organizar o casamento do pai e os preparativos para o baile de finalistas, o tempo escasseia e Lara sente-se algo perdida. Deverá deixar a família e o seu grande amor para trás ou apostar tudo no seu futuro?
Quando o coração e a razão nos indicam direções diferentes, qual dos dois devemos seguir?
Fonte: Contracapa do livro
Se desejares podes requisitar este livro na Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil
Lê, porque ler é um prazer!
Sugestões de sites a visitar
Aqui ficam as nossas sugestões de sites que te poderão dar algumas dicas nos teus estudos e também te podem dar sugestões para a ocupação dos teus tempos livres.
http://juventude.gov.pt/portal/ipj | O portal do Instituto português da Juventude é uma ferramenta para veicular informação e pretende ser uma referência para jovens portugueses na satisfação das suas necessidades de informação, e ainda como o local de partida na busca de soluções e de respostas para o conjunto de desafios que se colocam às novas gerações. |
http://www.mocho.pt/ | Portal do ensino das ciências/ cultura científica da responsabilidade do centro de física computacional. |
http://www.forum.pt/ | Site dedicado aos alunos do ensino secundário e ensino superior, com informação diversa e possibilidade de participar em fóruns sobre diversos temas, tais como, música, cinema, aventura e lazer, ambiente, etc. |
http://www.cienciaviva.pt/ | Site da agência nacional para a cultura científica e tecnológica |
www.english.pt.vu/ | Site organizado por Pedro Dias que inclui exercícios, utilidades, links e curiosidades para a disciplina de inglês. Destinado a professores e alunos. |
www.prof2000.pt/users/tcaetano | Página pessoal da professores de português Teresa Caetano, com exercícios, caminhos para outros sites de leitura e português para estrangeiros e jogos. |
http://www.aprendereuropa.pt | Direccionado para a Comunidade Educativa – Alunos, Professores, Pais/Encarregados de Educação e Investigadores – o site “Aprender a Europa” disponibiliza um vasto conjunto de conteúdos, procurando suscitar o interesse sobre a União Europeia. |
http://www.terra.com.br/curiosidades/ | Portal de curiosidades |
http://leituras-cruzadas.blogspot.com/ | Blog da Biblioteca Municipal de Arganil |
http://www.blitz.pt | Pura diversão |