Exposição SER MULHER: homenagem às mulheres na sua plenitude
Está exposta até ao dia 8 de abril, no átrio da Biblioteca Municipal de Arganil, a exposição de pintura “SER MULHER” de Clementina Almeida de Moura.
A inauguração desta exposição realizou-se no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a presença da Sr.ª Vereadora Elisabete Simões e Fátima Fernandes, natural do concelho de Arganil e amiga de longa data de Clementina Almeida de Moura, através da qual foi possível que esta exposição se realizasse em Arganil.
O Dia Internacional da Mulher, para além de assinalar a sua luta por direitos iguais, é também um dia para enaltecer as mulheres. A exposição “SER MULHER” pretende ser isso mesmo. Através de um conjunto de 12 obras, somos confrontados com 12 representações em que a mulher é a figura central: Mulheres com traços apenas esboçados, que se curvam, se libertam, evocando a sensualidade, a melancolia, a fragilidade, a ternura, a mulher intemporal em todo o seu esplendor e singeleza. Mulheres que nos interpelam. Pela sua beleza e sua graça. Mas também pela sua personalidade e pela sua presença.
Clementina Almeida de Moura, combinando forma e cores, sensações e emoções, relembra-nos que cada mulher tem a sua individualidade, força e beleza, e que estas caraterísticas extravasam muito para além do que nos carateriza fisicamente.
Clementina Almeida de Moura nasceu em Portugal, onde fez a sua formação artística (Curso de Pintura da Escola Artística António Arroio e Licenciatura em Artes Plásticas / Pintura na então Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa), residindo atualmente na Bélgica. Artista plástica com um vasto e reconhecido trabalho, expôs individualmente em Portugal, França, Itália e Bélgica, tendo ainda participado em inúmeras exposições coletivas.