João Castanheira Nunes: Homem de causas

Assinalando o centenário do nascimento de João Castanheira Nunes está exposta no átrio da Biblioteca Municipal de Arganil a exposição biográfica “João Castanheira Nunes: Homem de causas”.

A inauguração desta exposição realizou-se no dia 1 de julho e foi precedida pela apresentação do homenageado pela Prof. Doutora Regina Anacleto e pelo Sr. António César Quaresma Ventura.

As palavras introdutórias couberam a Paula Dinis, Vice-Presidente da Câmara de Arganil, que saudou e agradeceu a presença do vasto auditório, com particular ênfase para os constituintes da mesa. Agradeceu ainda ao Dr. José Castanheira, filho do homenageado e, à família que desde o primeiro momento acolheram e apoiaram a iniciativa do município, referindo a importância de recordar um homem, que através do seu empenho levou o nome de Arganil para fora dos limites geográficos do concelho e foi incansável na luta pelas causas que ao longo da sua vida abraçou.

O Dr. José Castanheira agradeceu à Câmara Municipal de Arganil o trabalho que teve na organização desta exposição, passando a palavra à Prof. Doutora Regina Anacleto, que deu início à sua apresentação com a seguinte frase de Voltaire: “O entusiasmo é uma doença que se conquista”, referindo que “dois séculos antes este pareceu adivinhar a personalidade de João Castanheira Nunes, esse homem de causas, que com a sua caneta enérgica defendeu intransigentemente os interesses de Arganil e da Região, empenhando-se na concretização dos conteúdos em que acreditava e, conseguia quase sempre alcançar as suas metas e desejos mais ousados porque tinha a capacidade de contornar os obstáculos e de resistir ao tempo ou mesmo de ir além do tempo.”

Tomou de seguida a palavra A. C. Quaresma Ventura que focou a sua intervenção no papel desempenhado por João Castanheira Nunes enquanto diretor e jornalista de “A comarca de Arganil”, referindo ainda que foi em Arganil que principiou o movimento do associativismo popular, conhecido como regionalismo, causa pela qual João castanheira Nunes desde cedo assumiu o comando.

Foi sem dúvida uma sentida e devida homenagem que recordou a coragem, determinação e empenho de um homem que ao longo da sua vida lutou incansavelmente pelo desenvolvimento da terra que o viu nascer.

João Castanheira Nunes nasceu a 17 de dezembro de 1921 em Arganil e faleceu a 14 de novembro de 1981. A sua vida foi de intenso e constante trabalho. Foi jornalista e diretor de A Comarca de Arganil, jogador e dirigente do Grupo Desportivo Argus, dirigente e comandante dos Bombeiros Voluntários e Vereador da Câmara Municipal, tendo-se empenhado ativamente na defesa dos interesses de Arganil.

A exposição estará patente durante todo o mês de julho, podendo ser visitada nos dias úteis das 9h00 às 18h30 e aos Sábados das 9h30 às 13h00.