JÓIAS DAS BIBLIOTECAS na Denso – Peninsulares de José Simões Dias
O Município de Arganil marcou presença na DENSO – II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, no Centro Cultural Penedo da Saudade, no dia 1 de março, apresentando uma joia do nosso património cultural, a obra “Peninsulares” da autoria de José Simões Dias.
A apresentação esteve a cargo de Miriella de Vocht, que falou da aldeia onde o escritor nasceu, do seu percurso de vida e da sua obra, com particular destaque para a obra Peninsulares, e teve a colaboração de Marta Mendes que interpretou o Fado de Cascaes, um dos poemas musicados de Simões Dias.
Considerado, um dos mais importantes vultos da literatura portuguesa nas últimas décadas do século XIX, Simões Dias nasceu na Benfeita a 5 de fevereiro de 1844. Destacou-se na atividade política, foi jornalista, professor, pedagogo, estudioso da literatura espanhola, mas terá sido como escritor – e em particular como poeta – que este ilustre benfeitense mais se distinguiu.
Em representação do Município de Arganil esteve presente no evento Paula Dinis, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Arganil, a quem couberam as palavras de encerramento.
A DENSO – Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, é uma iniciativa do Instituto Politécnico de Coimbra – IPC através do Projeto AGIR – Gabinetes de Inovação Regional e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e pretende ligar o IPC ao território, em particular aos concelhos de baixa densidade da Região de Coimbra, dando a oportunidade aos 19 municípios que integram a CIM-RC de dar a conhecer os seus artistas e autores.