LÊ MELHOR QUEM LÊ MAIS – CONCURSO DE LEITURA EXPRESSIVA DIRIGIDO A CRIANÇAS QUE FREQUENTAM O 4º ANO DE ESCOLARIDADE
No Dia Mundial da Poesia e também da Floresta, o auditório da Biblioteca Municipal encheu-se de crianças leitoras para assistir e participar na 13ª edição do concurso “Lê melhor quem Lê mais”.
Muito entusiasmo, muita ansiedade, muito apoio aos colegas, num ambiente de festa.
As leituras que se fizeram durante toda a manhã, as que passaram na tela e as ouvidas ao vivo, encantaram todos os presentes.
O Júri, tendo como presidente a Vice-presidente da Câmara Municipal, Dra. Paula Dinis, era constituído pela Diretora do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano, Engª Luisa Valle, pela Dra. Leonor Simões que representava o Agrupamento de Escolas de Arganil, pela Dra. Arminda Ramos, prof. Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Arganil e pela Dra. Inês Castanheira que representava a Associação de Pais.
Foram à final sete crianças que representavam a turma a que pertencem. “A árvore” de Sophia de Mello Breyner Adresen foi o livro lido pelas crianças que no conjunto das sete leram a belíssima história que dá o nome ao livro.
Os vencedores foram:
1º lugar – Iara da Costa Fonseca – EB1 de Pomares
2º lugar – Martim Frias Pereira Costa – 4ºA EB1 de Arganil
3º lugar – Matilde Santos Castanheira – 4ºB EB1 de Arganil
Como é um concurso, tem de haver vencedores. Todavia queremos valorizar muito a participação de todas as crianças que se inscreveram, pois o objectivo do concurso é mesmo o desenvolvimento de hábitos de leitura nas crianças, contando com o trabalho empenhado dos professores, das famílias e das técnicas das Bibliotecas Públicas.
Aqui ficam as fotos que testemunham alguns momentos.