LEITURA DAS MEMÓRIAS
Encontro Anual com muita partilha e alegria
Organizado pela Biblioteca Municipal de Arganil, realizou-se no passado dia 31 de janeiro, no multiusos da Cerâmica Arganilense o Encontro Anual do projeto “A Leitura das Memórias”.
Conduzidos pelo técnico Jorge Abílio, responsável pela dinamização do projeto, utentes e colaboradores das diversas instituições presentes subiram ao palco, onde apresentaram canções, poemas, pequenas dramatizações e danças originais, contagiando os presentes com alegria e boa disposição, transformando este dia numa verdadeira festa de partilha, união e confraternização.
O evento contou com o precioso apoio da voluntária da leitura Conceição Santos e com a participação de Aurora Martins, no papel da divertida Dr.ª Remédios, bem como com um grupo de jovens da Missão País que brindaram os presentes com a interpretação do seu hino.
Paula Dinis, vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, encerrou o encontro, agradecendo a presença de todos e a colaboração das instituições envolvidas, manifestando o seu agrado pelo seu contributo para o sucesso do evento e do projeto, que, por um lado, aproxima o livro e a leitura dos idosos, proporcionando momentos de socialização, e, por outro, permite o resgate de memórias e a sua preservação para as gerações vindouras.
O convívio que visivelmente agradou a todos os participantes, terminou como não poderia deixar de ser, com a partilha de um lanche festivo, com as iguarias que cada instituição trouxe.
O projeto “A Leitura das Memórias”, da responsabilidade da Biblioteca Municipal de Arganil, nasceu em 2005 e conta atualmente com a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, o Centro de Dia das Secarias, o Centro Social da Freguesia de Cepos, a Assistência Folquense, Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de Barril de Alva, o Centro Social Paroquial de Sarzedo, a Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva, o Centro Social Paroquial de Benfeita, o Centro Social Paroquial de Coja, Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra, a Estrutura Residencial Divino Salvador – Pombeiro da Beira e o Centro de Dia de S. Martinho da Cortiça como parceiros.