MIGUEL TORGA – 20 ANOS APÓS A SUA MORTE

Completam-se em janeiro 20 anos sobre a morte do escritor Miguel Torga, pseudónimo do médico Adolfo Rocha, que ao longo de muitos anos esteve ligado ao concelho de Arganil por laços de amizade e profissionais.

Nos seus livros contam-se inúmeras referências a localidades do concelho de Arganil. Desde logo o Piódão, mas também Pombeiro da Beira, Barril do Alva, Côja, o Hospital Condessa das Canas em Arganil.

Miguel Torga é o Patrono da Biblioteca Municipal de Arganil e, por esse motivo, para além de todos os outros, a Câmara Municipal de Arganil, através da Biblioteca Municipal, vai lembrar o escritor com a abertura da exposição “Miguel Torga: Orfeu Rebelde” seguida de uma sessão com Elsa Ligeiro – PORTUGAL de Miguel Torga.

PORTUGAL DE MIGUEL TORGA é uma ação de dinamização cultural que visa divulgar a figura e a obra de Miguel Torga, em espaços culturais, através do livro Portugal, de Miguel Torga, editado em 1.º edição em 1950 e no qual Miguel Torga recolheu os textos que foi escrevendo sobre as várias regiões do país.
Um olhar poético, mas também irónico e por vezes crítico sobre Portugal.

Serão distribuídos aos presentes textos impressos do escritor que aqui lembramos.

A responsável por “Portugal de Miguel Torga” é Elsa Ligeiro, editora e promotora cultural, fundadora da Alma Azul, em Coimbra, no ano de 1999, e que há mais de duas décadas se dedica à edição e promoção de autores de Língua Portuguesa.

Dia 16 de janeiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Arganil – Miguel Torga.