NORMA DO CONCURSO

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA – 2013/2014

Prova Distrital – Coimbra/Arganil
Norma da Prova Distrital

Âmbito

A presente norma estabelece as regras gerais da 2.ª fase, da 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2013/2014 – Distrito de Coimbra, a realizar pela Biblioteca Pública Municipal de Arganil, no Auditório da Cerâmica Arganilense, no dia 6 de maio de 2014, pelas 13h30.

Participam nesta prova 118 alunos, 83 do 3º ciclo e 35 do Secundário, que passaram à segunda fase do Concurso e que frequentam as escolas que de seguida se nomeiam: Escola Básica João de Barros da Figueira da Foz; Escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta de Tábua; Escola Básica Marquês de Marialva de Cantanhede; Escola Básica Martim de Freitas de Coimbra; Escola Básica nº2 de Arganil; Escola Básica nº 2 de Oliveira do Hospital; Escola Básica nº2 de São Silvestre de Coimbra; Escola Básica Professor Mendes Ferrão de Coja, Arganil; Escola Secundária Avelar Brotero de Coimbra; Escola Secundária Cristina Torres da Figueira da Foz; Escola Secundária D. Duarte de Coimbra; Escola Secundária de Arganil; Escola Secundária de Cantanhede; Escola Secundária de Oliveira do hospital; Escola Secundária de Tábua; Escola Secundária Dr. Bernardino Machado da Figueira da Foz; Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz; Escola Secundária Dra. Maria Cândida de Mira; Escola Secundária Infanta D. Maria de Coimbra; Escola Secundária José Falcão de Coimbra; Escola Básica de Ceira de Coimbra; Escola Básica de Cordinha de Oliveira do Hospital; Escola Básica de Góis; Escola Básica de Lagares da Beira de Oliveira do Hospital;  Escola Básica da Ponte das Três Entradas de Oliveira do Hospital; Escola Básica Dra. Maria Alice Gouveia de Coimbra; Escola Básica e Secundária Quinta das Flores de Coimbra; Escola Básica Eugénio de Castro de Coimbra; Escola Básica Infante D. Pedro de Buarcos – Figueira da Foz; Escola Básica Infante D. Pedro de Penela; Colégio Apostólico da Imaculada Conceição – Coimbra.

Artigo 1º
Entidade promotora
A entidade promotora deste concurso é a Câmara Municipal de Arganil através da Biblioteca Municipal, que a convite da Direção Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, vai organizar a 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura 2014 (fase distrital).

Artigo 2º
Provas
1 – A Prova Distrital do Concurso Nacional de Leitura – Distrito de Coimbra é constituída por duas etapas: Prova Escrita, com início às 14h00 e Prova Oral, com início às 16h00.

Artigo 3º
Prova Escrita

1 – A Prova Escrita será constituída por perguntas de resposta de escolha múltipla, verdadeiro e falso e palavras cruzadas;
2 – Haverá provas distintas para a categoria 3º ciclo e para a categoria Secundário. As provas decorrem em simultâneo mas em espaços diferentes.
2 – A prova terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos e será de carácter eliminatório;
3 – Após a conclusão da Prova, os Concorrentes deverão entregá-la à pessoa previamente indicada para esse fim;
4 – Em caso de empate, o Júri terá em consideração o tempo de realização da Prova.
5 – Apurar-se-ão, para a etapa seguinte, 5 (cinco) Concorrentes, que serão os cinco melhor classificados em cada categoria;

Artigo 4º
Prova oral

1 – A prova oral é constituída por uma prova de leitura expressiva e será igual para as duas categorias. Os concorrentes deverão selecionar um excerto de um dos livros escolhidos para esta fase e prepará-lo de modo a cumprir os critérios de avaliação para esta prova, que são os seguintes:
– Leitura sem “atropelos”, em que se lê de forma natural.
– Boa dicção, o concorrente para além de ler bem, pronuncia bem as palavras, demonstra que conhece perfeitamente os sons.
– A leitura é expressiva e há harmonia entre as palavras, os sons e os significados tornando a leitura um prazer para quem ouve.
2 – O excerto lido não deve exceder os 3 minutos.
3 – A pontuação desta prova é dada pelo júri logo após a leitura de cada um dos concorrentes. Os membros do júri exibirão uma paleta numerada, em que 1 é a pontuação mínima e 5 a pontuação máxima.
4 – Os alunos do 3º ciclo serão os primeiros a realizar a prova.
5 – A sequência dentro de cada categoria será sorteada.

Artigo 5º
Concorrentes Apurados

1 – Para a Prova Nacional do Concurso Nacional de Leitura serão apurados o 1º (primeiro) classificado, ficando o 2º (segundo) e o 3º (terceiro) como primeiro e segundo suplentes, respetivamente, em cada categoria.
2 – O apuramento dos finalistas será feito tendo em consideração a avaliação conjunta da prova oral e da prova escrita.
3 – No caso de haver empate entre os concorrentes este será resolvido com recurso a uma prova de argumentação sobre um dos livros selecionados.

Artigo 6º
Júri

1 – O Júri é constituído por três elementos e tem a seguinte composição:
a) Presidente:
– Dra. Teresa Calçada, especialista em Leitura e Bibliotecas.
b) Vogais:
– Dra. Margarida Maria Lopes Custódio Fróis, Bibliotecária Municipal.
– Dr. Nuno Teixeira docente na Escola Secundária de Oliveira do Hospital
2 – O Júri é soberano e das suas decisões não cabe recurso;
3 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos membros do Júri.

Artigo 7º
Prémios

1 – Serão atribuídos prémios aos 3 (três) primeiros Concorrentes de cada categoria (3º Ciclo e Secundário);
2 – Todos os Concorrentes e respetivas Escolas terão direito a um Certificado de Participação;
3 – Os Concorrentes vencedores e os professores que acompanharam os alunos vencedores na preparação da prova terão também direito a Certificado.

Artigo 8º
Parcerias

Esta prova conta com a colaboração das professoras Bibliotecárias do Concelho de Arganil, bem como das Coordenadoras Interconcelhias dos Concelhos envolvidos.

Arganil, Biblioteca Pública Municipal Miguel Torga, 12 de março de 2014