
Quem é Colleen Hoover?
Colleen Hoover nunca imaginou que as suas histórias chegassem tão longe. Pensava que nenhuma editora se interessaria e, por isso, autopublicou o seu primeiro livro. Dez anos depois, é considerada a autora mais popular do mundo — vendeu milhões de exemplares e já ultrapassou até a Bíblia no volume de vendas.
Nascida no Texas, a 11 de dezembro de 1979, Colleen cresceu a ajudar os pais na quinta. Casou cedo, teve três filhos antes dos 26 anos e trabalhou na área da assistência social. Mas, mesmo com a rotina cheia, nunca deixou de escrever sempre que podia.
Assim nasceu Slammed, o romance que queria apenas oferecer à família no Natal. Sem acreditar que uma editora aceitasse publicá-lo, decidiu lançá-lo por conta própria na versão digital. O que aconteceu a seguir foi mágico: os leitores descobriram o livro, adoraram a história e começaram a recomendá-lo.
O sucesso inesperado deu-lhe motivação para continuar. Pouco tempo depois, já tinha conquistado editoras tradicionais e publicado novos títulos. Hoje, Colleen Hoover tem mais de 20 livros lançados, muitos deles bestsellers mundiais, e continua a emocionar milhões de leitores com histórias intensas e cheias de sentimentos.
Para saberes mais sobre esta autora consulta:
https://dlitreview.com/collen-hoover-our-favourite-romance-author/
https://www.fnac.pt/Colleen-Hoover-biografia-da-incontestavel-rainha-do-BookTok/cp4761/w-4
Obras da autora disponíveis na rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil:
Isto acaba aqui. 1ª ed. Amadora, 2017. 334 p. ISBN 978-989-8800-98-5
9 de novembro. 1ª ed. Amadora: Topseller, D.L.2016. 318, [1] p. ISBN 978-989-8849-42-7
Confesso. 1ª ed. Amadora: Topseller, 2016. 255 p. ISBN 978-989-8839-50-3
Amor cruel. 11ª ed. Amadora: Topseller, 2022. 285, [2] p. ISBN 978-989-8800-57-2
Talvez um dia. 1ª ed. Lisboa: Topseller, 2023. 364, [4] p. ISBN 978-989-787-014-9
Tarde demais. 1ª ed. Lisboa: Topseller, 2024. 350 p. ISBN 978-989-787-798-8
Se fosse perfeito. 9ª ed. Lisboa: Topseller, 2023. 316, [1] p. ISBN 978-989-564-973-0
Isto começa aqui. 7ª ed. Lisboa: Topseller, 2024. 318 p. ISBN 978-989-623-725-7
16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação
O que é?
O Dia Mundial da Alimentação é um momento para pensar sobre:
A fome no mundo
A alimentação saudável
A forma como produzimos e consumimos alimentos
Como podemos construir um futuro melhor para todos
Tema de 2025:
“De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”
Esse tema reforça a ideia de trabalho em equipa. Precisamos de governos, escolas, empresas e pessoas (como vocês!) a atuar juntos por:
Melhor nutrição
Mais sustentabilidade
Menos desperdício
Igualdade no acesso aos alimentos
Os 4 Pilares do Futuro da Alimentação:
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) propõe quatro pilares principais para transformar os sistemas agroalimentares:
Melhor Produção – Agricultura sustentável e respeito para com a natureza
Melhor Nutrição – Alimentos mais saudáveis e acessíveis para todos
Melhor Meio Ambiente – Preservação da água, solo e biodiversidade
Melhor Vida – Sem fome, com oportunidades para todos
Como tu podes ajudar?
Evita desperdício de comida
Come mais alimentos naturais e menos processados
Prefere produtos locais e da estação
Participa em hortas escolares ou comunitárias
conversa sobre alimentação com a tua família e amigos
Curiosidade:
Mais de 150 países participam no Dia Mundial da Alimentação. Este dia foi criado em 1979 e lembra o nascimento da FAO, fundada em 1945.
Juntos, podemos transformar a alimentação no mundo. Começando com pequenas ações onde estamos!
Fonte: https://www.arsalgarve.min-saude.pt/noticias/dia-mundial-da-alimentacao/
Queres saber mais?
Aqui ficam alguns sites que podes visitar:
https://www.compete2030.gov.pt/comunicacao/dia-mundial-da-alimentacao/
https://unric.org/pt/dia-mundial-da-alimentacao/
Podes também requisitar na Biblioteca um dos seguintes livros relacionados com o tema:
Frutos, legumes e hortaliças. Lisboa: Direcção-Geral da Saúde, 2005. 29 cm. ISBN 972-675-143-8
SABIAS QUÊ?
Há mais de um século, os cadernos de Marie Curie continuam radioativos
Os cadernos da cientista Marie Curie, responsável pela descoberta dos elementos químicos polônio e rádio, continuam radioativos até hoje. Devido à manipulação frequente de substâncias radioativas sem proteção adequada, Marie Curie acabou por desenvolver anemia aplástica, doença que a levou à morte em 1934. Mais de um século depois, os cadernos que utilizava permanecem contaminados e só podem ser manuseados com equipamento de proteção especializado.
Para saberes mais, consulta:
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59306398
https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1903/marie-curie/biographical/
Depois de se conhecer o lado cruel do amor, será possível viver um amor verdadeiro?
Tate é enfermeira e muda-se para São Francisco, para casa do irmão Corbin, para estudar e trabalhar. Miles é piloto-aviador e mora no mesmo prédio de Corbin. Depois de se conhecerem de forma atribulada, Tate e Miles acabam por se aproximar e dar início a uma relação exclusivamente física. Para que esta relação exista, Miles impõe a Tate duas regras:
«Não faças perguntas sobre o meu passado. Não esperes um futuro.»
Tate aceita o desafio de manter uma relação distante, sem nenhum compromisso, nem sequer o da amizade. A relação alimenta-se assim da atração mútua entre os dois.
Miles nunca fala de si nem do seu passado, e comporta-se perante Tate de acordo com as regras que ele definiu. Será Miles capaz de desvendar o que se esconde por detrás desta necessidade tão grande de se distanciar emocionalmente dos outros?
E poderá algo tão cruel transformar-se numa relação bonita e duradoura?
Fonte: Contracapa do Livro, Amor Cruel
Livro disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas Públicas do Concelho de Arganil
Aqui ficam as nossas sugestões de sites que te poderão dar algumas dicas nos teus estudos e também te podem dar sugestões para a ocupação dos teus tempos livres.
Conselho Nacional de Juventude foi criado em 1985, com estatuto jurídico aprovado pela Assembleia da República, através da Lei 1/2006. Desde a sua criação é a plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional e de todos os jovens, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais)
Instituto Português da Juventude – O portal do Instituto português da Juventude é uma ferramenta para veicular informação e pretende ser uma referência para jovens portugueses na satisfação das suas necessidades de informação, e ainda como o local de partida na busca de soluções e de respostas para o conjunto de desafios que se colocam às novas gerações.
Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
Cultura Científica em Portugal |Fundação Francisco Manuel dos Santos (ffms.pt) – Qual o estado da cultura científica em Portugal? Como é feita a divulgação científica no nosso país? Que instituições se dedicam a essa tarefa? Que investimento é feito nela? Que resultados obtêm? Encontre a resposta a estas e outras questões neste estudo da autoria de António Granado e José Vítor Malheiros, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.
http://www.forum.pt/ – Site dedicado aos alunos do ensino secundário e ensino superior, com informação diversa e possibilidade de participar em fóruns sobre diversos temas, tais como, música, cinema, aventura e lazer, ambiente, etc.
http://www.cienciaviva.pt/ – Site da agência nacional para a cultura científica e tecnológica
ESL Lesson Plans, Printables, Games, Materials for Teaching English | ESL Lounge (esl-lounge.com) – Site que inclui exercícios, utilidades, links e curiosidades para a disciplina de inglês. Destinado a professores e alunos.
www.prof2000.pt/users/tcaetano – Página pessoal da professores de português Teresa Caetano, com exercícios, caminhos para outros sites de leitura e português para estrangeiros e jogos.
http://www.aprendereuropa.pt – Direcionado para a Comunidade Educativa – Alunos, Professores, Pais/Encarregados de Educação e Investigadores – o site “Aprender a Europa” disponibiliza um vasto conjunto de conteúdos, procurando suscitar o interesse sobre a União Europeia.
Seterra – Jogo Geográfico Educativo (geoguessr.com) – jogo destinado às faixas etárias jovens. Permite consolidar conhecimentos geográficos e alguns conhecimentos basilares ainda por adquirir.
http://leituras-cruzadas.blogspot.com/ – Blog da Biblioteca Municipal de Arganil
http://www.blitz.pt – Pura diversão