PROGRAMA COMEMORATIVO ASSINALA 120 ANOS DO NASCIMENTO E 25 DA MORTE DE MONSENHOR NUNES PEREIRA

No dia 3 de dezembro, teve lugar no Seminário Maior de Coimbra a conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo que assinala os 120 anos do nascimento e os 25 anos da morte de Monsenhor Nunes Pereira, figura emblemática da arte sacra e da vida pastoral da região Centro.

Em representação do Município de Arganil, esteve presente Paula Dinis, Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Arganil, que evocou a forte ligação de Monsenhor Nunes Pereira ao concelho, com especial ênfase para Coja, onde foi pároco entre 1935 e 1951. Nesse período, destacou-se pelo trabalho artístico e patrimonial, incluindo a reconstituição dos pelourinhos de Arganil e Coja, a criação de altares, talha e pinturas em igrejas e capelas, a colaboração em publicações locais e a produção de poesia, desenhos e estudos sobre o concelho.

No âmbito das comemorações será lançado o livro Nunes Pereira. Pelourinhos: símbolos de poder, com textos de Regina Anacleto. A apresentação está marcada para 17 de outubro, às 15 horas, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja.

Durante a sessão, Paula Dinis adiantou que o Município de Arganil irá avançar com a recolha de testemunhos de pessoas que conviveram de perto com o Monsenhor Nunes Pereira, iniciativa que servirá de base à produção de um documentário evocativo da sua vida e obra.

No decorrer da intervenção, assinalou e congratulou-se pela presença de José Maria Pimentel, conterrâneo de Côja, autor do livro Monsenhor Nunes Pereira: o percurso de uma vida, em coautoria com a Dra. Conceição Oliveira, bem como do monumento cuja inauguração está prevista para fevereiro de 2026.

O programa das comemorações inclui diversas iniciativas — exposições, conferências, publicações e ações culturais — que se desenrolarão ao longo de 2026 nos territórios dos municípios parceiros, com o objetivo de revisitar a vida, a obra e o legado de Monsenhor Nunes Pereira.

A sessão contou com intervenções do Padre Nuno Santos, Reitor do Seminário Maior de Coimbra; Cidália Santos, curadora do Museu Oficina Monsenhor Nunes Pereira; e Virgínia Gomes, em representação do Museu Nacional Machado de Castro. Estas instituições, juntamente com os municípios parceiros Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis, Lousã, Coimbra, Montemor‑o‑Velho e Cantanhede, integram a Comissão Organizadora das comemorações.

PROGRAMA